Universidade Inglesa cria jogo sobre “fake news” para combater desinformação

Um jogo foi lançado nesta terça-feira (20) pela Universidade de Cambridge na Inglaterra, permite divulgar teorias da conspiração, notícias falsas e propaganda para entrar na pele dos criadores da desinformação e combatê-los de modo mais eficiente.

De acordo com a informação publicada pela AFP, informa que a ferramenta foi criada por pesquisadores da prestigiosa universidade inglesa em colaboração com o grupo de jornalistas holandeses DROG.

Disponível na página fakenewsgame.org, o jogo convida os usuários a criar um meio de comunicação fictício na internet e divulgar notícias falsas, com o objetivo de atrair uma grande audiência.

Os jogadores podem recorrer a um exército de contas falsas nas redes sociais, alterar imagens ou difundir artigos pouco rigorosos para alcançar seus objetivos.

“Se você sabe como é estar na pele de uma pessoa que tenta ativamente te enganar, sua capacidade de perceber e resistir a tais técnicas aumenta”, afirmou em um comunicado Sander van del Linden, diretor do Laboratório de Tomada de Decisões da Universidade de Cambridge, que trabalha com a “teoria da da inoculação”.

“Nós queremos ajudar a desenvolver ‘anticorpos mentais’ que possam fornecer alguma imunidade contra a difusão rápida de informações falsas”, completou.

Quase 100 adolescentes holandeses de uma escola do ensino médio participaram de um estudo com o jogo e aqueles que compreenderam as técnicas passaram a dar menos credibilidade às ‘fake news’.

“Uma vacina biológica administra uma pequena dose da doença para construir imunidade”, disse Van Der Linden.

“De modo similar, a teoria da inoculação sugere que a exposição a uma versão fraca ou desmistificada de um argumento torna mais fácil refutar quando você é confrontado com alegações mais persuasivas”.

 

 

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies