Unitel inicia nova era sem participação estrangeira

0
Foto: DR
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por: Victória Pinto

Após a compra integral da PT Ventures SGPS S.A (PT Ventures), feita pela Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), que detém agora 50% do capital da Unitel, a empresa de telecomunicações, passa a funcionar sem participação estrangeira.

A PT Ventures, uma sociedade de direito português, sendo titular de participações sociais em duas Empresas de direito angolano, nomeadamente a Multitel – Serviços de Telecomunicações Lda. (40%) e a Unitel S.A. (25%). 

Antes da consumação do processo de aquisição da PT Ventures pela petrolífera angolana, a Unitel contava com quatro accionistas, cada um dos quais com 25%. São eles a PT Ventures (detentora da Oi, empresa brasileira), que era o único accionista estrangeiro, a MSTelecom/Sonangol, a Geni (do General Leopoldino do Nascimento) e a Vidatel (de Isabel dos Santos).

De acordo com a nota de imprensa da petrolífera angolana (Sonangol), citada pela agência Angop, a aquisição envolveu o pagamento de um montante inicial de 699 milhões de dólares e um pagamento diferido de 240 milhões de dólares, totalizando 939 milhões de dólares.

Detentora indirecta de 25% da Unitel, a Sonangol passa agora a consolidar 50% do capital social da empresa, o que lhe confere nos termos do acordo parassocial existente, o poder para nomear a maioria do Conselho de Administração.

Com objectivo de estabilizar e normalizar as actividades da multitel e da Unitel, como maior operadora de redes móveis do país e um dos maiores empregadores privados, a Sonangol considera importante reunir condições para que a gestão da Unitel possa aprovar o plano de negócios da empresa, realizar os investimentos necessários, assegurar a estabilidade e a preservação dos postos de trabalho.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.