O país cabe aqui.

Unesco lança maior biblioteca digital do mundo

Foi lançado, na última semana, na sede da UNESCO, em Paris, um dos maiores projectos digitais do mundo, a Biblioteca Digital Mundial (BDM), que congrega mapas, textos, fotos, gravações, filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.

Os associados são, principalmente, bibliotecas, arquivos ou outras instituições que possuem coleções de conteúdo cultural como também, instituições, fundações e companhias privadas que contribuem para o projeto compartilhando tecnologia, convocando ou patrocinando reuniões de grupos de trabalho, ou financeiramente. Como exemplo do último, podemos citar os seguintes parceiros: Corporação Carnegie de Nova Iorque, Biblioteca Nacional do Catar, Google, Inc., entre tantos outros que fazem parte deste acervo tecnológico.

A BDM, tem sobretudo, caráter patrimonial” , antecipou em LA NACION Abdelaziz Abid, coordenador do projecto impulsionado pela UNESCO e outras 32 instituições, a BDM não oferecerá documentos correntes, a não ser “com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes:árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas”.

Um dos tesouros incluidos no BDM, é o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história, um relato dos azetecas que constitui a primeira menção do Menino Jesus no Novo Mundo, trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra, ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas. A Bíblia de Gutenberg antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.

O acesso é gratuito e os usuários podem ingressar directamente pela Web, sem necessidade de se registrarem, e a mesma, permite ao internauta orientar a sua busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe as explicações em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originas existam na sua língua original.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies