UE europeia acelera Brexit

O negociador da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, aumentou a pressão sobre Londres para avançar nas negociações de divórcio antes da cúpula europeia de junho, com o objetivo de finalizar o acordo até novembro, noticiou a AFP.

“Restam duas rodadas de negociações até o mês de junho e ninguém deve subestimar o encontro chave do mês de junho”, disse Barnier em coletiva de imprensa em Bruxelas sobre o futuro da política de segurança e defesa após o Brexit.

A retirada oficial dos britânicos da UE está prevista para o final de março de 2019, e os 27 sócios de Londres buscam um acordo final antes de novembro para facilitar o processo de ratificação no bloco, incluindo o Reino Unido.

Barnier, que negocia em nome dos 27, indicou que foram realizados “pequenos progressos” desde março, quando foi alcançado um acordo sobre um período de transição de 20 meses, após um acordo inicial sobre os termos do divórcio, em dezembro.

O “risco de fracasso” passa, na opinião do negociador europeu, por dois pontos de desencontro: a discordância do Reino Unido de que o Tribunal de Justiça da UE (TJUE) resolva sobre eventuais disputas sobre o acordo de retirada e a questão irlandesa.

“No contexto do acordo de retirada, devem haver soluções operacionais para Irlanda e [a província britânica da] Irlanda do Norte”, reiterou Barnier.

Durante uma coletiva de imprensa ao fim de reunião dos 27 parceiros de Reino Unido sobre as negociações, a presidência ‘pro tempore’ da UE, exercida pela Bulgária, criticou as soluções propostas por Londres até o momento.

“O que o Reino Unido propõe é sinônimo de uma fronteira dura”, disse a ministra búlgara Ekaterina Zaharieva, acrescentando que ambas as partes “tentam arduamente encontrar soluções para este problema complicado”.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies