Tupuca revoluciona mercado angolano de “take-away”

0
Foto: DR
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quando, há quatro anos, nasceu o Projecto Tupuca, num acentuado cenário de crise económica e financeira, poucos teriam acreditado que, em pouco tempo, a iniciativa empresarial viesse revolucionar o mercado de “take-away” em Angola.

Surgido numa das piores alturas da história da economia nacional, afectada pela baixa do preço do petróleo, o projecto empresarial contrariou as previsões, ganhou forma, espaço e milhares de clientes, tornando-se referência para quem quer afirmar-se como empreendedor de sucesso.   

Trata-se de um serviço de entrega de refeições ao domicílio e locais de trabalho, que já contabiliza uma surpreendente média de 28 mil e 800 entregas/mês.  

A chave do sucesso do projecto está na sua componente tecnológica, ou seja, com clicks, uma ligação ou uma mensagem via smartphone, a empresa Tupuca oferece um serviço inovador em Angola, e ganha espaço no mercado de entrega de refeições.

O negócio é “tocado” com um aplicativo informático, o “Tupuca Driver”, que pode ser acessado através de um smartphone, tablet ou computador.

Uma vez accionado, o utente tem acesso a preços e menu, podendo encomendar as refeições a partir de qualquer dos restaurantes cadastrados à rede da empresa.

Com essa ferramenta, o cliente pode, também, indicar o local onde deseja receber a encomenda.

O serviço de entrega da Tupuca é feito com motorizadas, por 197 jovens, espalhados por vários pontos de produção (restaurantes e similares), que aguardam a todo instante por uma mensagem ou ligação, para entregar no tempo indicado milhares de encomendas.

As entregas são feitas em função dos pedidos e variam, semanalmente, entre 750 e 900 unidades de segunda a quinta-feira. De sexta-feira a domingo, rondam as mil e 200 entregas.

A empresa, que se diz pioneira nesta linha de negócio em Angola, contava, até 2018, com 44 postos de trabalho directos e 100 postos indirectos.

Com o aumento da procura dos serviços, o número de postos de trabalho subiu para 102 directos e 228 indirectos, dos quais 197 entregadores de encomendas.

Hoje, o Tupuca tem implantado na sua plataforma 129 restaurantes e 66 serviços similares. O custo de entrega da empresa varia entre cinco e 15 por cento do valor da refeição.

A ideia de desenvolver esse mercado de entrega de refeições, com o suporte às novas tecnologias, nasceu em 2015, com a criação do aplicativo informático “Tupuca Driver”, segundo a directora de operações e Logística da empresa, Emília Pertence.

Criada pelos jovens angolanos Erickson Mvezi, Patrice Espírito Santo, Sydney Teixeira e Wilson Ganga, a empresa só opera, por enquanto, na capital do país.

Conta com seis linhas de negócio: Saúde e Bem-estar (farmácias, massagem, Floristas, Estéticas, cosméticos e outros), Tecnologia e Serviços (electrónicos, Servicos televisivos, Peças de carros, motos, acessórios).

Desde a sua fundação, a empresa jamais saiu da rota do sucesso. São centenas de entregas por hora, milhares por semana. É caso para dizer, haja gente para tanto take-away.

Uma reportagem feita pelo Jornalista da Agência Angola Press,
Leopoldino Pertence

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.