O país cabe aqui.

Trocas comerciais entre Angola e África do Sul fizeram circular grandes montantes em 2017

Um valor a rondar os 481,5 biliões de kwanzas, foi arrecadado nas trocas comerciais, realizadas entre a África do Sul e Angola, em 2017, anunciou nesta segunda-feira, em Luanda, o vice-ministro sul-africano do Comércio e da Indústria, Bulelani Magwanishe.

Ao intervir no seminário de Negócios África do Sul/Angola, que decore de 16 a 21 de Julho, sublinhou que as transacções derivam dos sectores de petrolíferos e minerais, esperando poder expandir as parcerias comerciais para outros sectores, com destaque para a agricultura, como forma de contribuir no processo de diversificação da economia angolana.

Disse que o grupo de empresários que está em Angola veio para fortalecer as relações, numa altura que os líderes africanos têm estado a fazer com que o continente africano cresça e ultrapasse os desafios económicos dos países.

Lembrou que de 2003 a 2017 um total de 28 investimentos directores foram realizados, além dos projectos arquivados, um número de empresas investiu em vários sectores como financeiro e processamento.

Apontou os sectores da energia, negócio, infra-estruturas, viaturas, construção como sendo de extrema importância para ambos os países, para que haja transformação e crescimento inclusivo, creditando que a missão sul-africana irá trazer mais negócios e parcerias a Angola.

De acordo com o responsável, a África do Sul quer ter uma participação activa na agenda de crescimento económico na região, aumentando o comércio entre os mercados africanos e nivelar o mercado entre os 54 países que fazem parte do continente africano, com mais de um bilião de cidadãos e com um PIB de 3 triliões de dólares.

Bulelani Magwanishe disse que, centrado no Investimento e na abordagem do Investimento estratégico e em áreas estratégicas africanas que de 2005 a 2016 mais de 100 empresas sul-africanas investiram no continente africano, trabalhando em vários sectores como manufacturação, financiamento e turismo.

Por seu turno, o presidente do conselho de administração da Agência de Investimento e Promoção das Exportações (AIPEX), Licínio Contreiras, informou que as exportações de Angola para África do Sul em 2016 foram acima de 1,27 biliões de dólares e destes para Angola foram de USD 532 milhões  (135 biliões e 690 milhões de kwanzas) no mesmo período.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies