Total assume operações de prospecção em novo bloco

A empresa petrolífera Total E&P Angola, passa a assumir as operações de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetsos líquidos e gasosos do Bloco 48, direitos mineiros antes concedidos à concessionária nacional.

A autorização consta de um despacho executivo assinado pelo ministro dos Recursos  Minerais  e Petróleos,  Diamantino Azevedo, tornado público em Diário da República de 30 de Maio.

O documento que autorizada a mudança do  operador  do  Bloco 48,  cuja  função passa  a ser  executada  pela  Total E&P Angola, aprova o   contrato  de serviços de  risco  entre  a Sonangol  e o  consórcio  constituído pela  Sonangol Pesquisa & Produção e a Total E&P Angola.

As operações petrolíferas do Bloco 48, justifica o documento,  são de elevada  complexidade  devido à profundidade  das suas águas  e os  objectivos  geológicos  a  explorar.

Em outro despacho  Executivo, do mesmo  Diário da República, Diamantino Azevedo prorroga  a fase  da área de  concessão  do referido  bloco por um período de dois  anos,  com efeito a partir de  16 de  Março de  2022.

A  concessionária  nacional vai celebrar  com o potencial investidor, um contrato de serviços  com risco (CRS), através do qual  o consórcio  assumirá  as obrigações  de  executar as  actividades,  lê-se no documento.

A  Sonangol E.P operava no  Bloco 48, no quadro do Decreto Presidencial  nº 57/16, de 15 de Março, que  concedia  os  direitos mineiros à  concessionaria nacional sob  a área.

O Bloco 48 fica nas águas ultra-ultra-profundas na Bacia do Baixo Congo, a sul do rio com mesmo nome.

Situado a 400 quilómetros a noroeste de Luanda e 200 quilómetros a oeste das instalações do Soyo, a profundidade da sua lâmina de água é de 2,500 metros, de acordo com dados  extraídos, pela  Angop, na página oficial da  Sonangol na  internet.

Neste bloco foram identificados pontos de interesse nos canais/lobos do Miocénico e Oligocénico, que contêm trapas de crude localizadas na faixa externa e no plano absínio do bloco.

Os estudos modulares conduzidos neste bloco sugerem a existência de recursos hidrocarbonetos oriundos do pós-sal e para além disso foram identificadas trilhas de migração.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies