Tanya “Kianda” nasceu da paixão por África e pela Kizomba

0
Fotos: Nambi Wanderley
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por: Ernesto Gouveia

Tem contacto com a Kizomba, desde 2012, por intermédio de Pedro Vieira Dias ” Petchú”. O contacto com o professor de dança e responsável do ballet tradicional Kilandukilo, na diáspora, resultou no crescimento de uma paixão da norte-americana que já teve a ousadia de realizar quatro edições de um festival de Kizomba.

 Apelidada de ” Kianda” por gostar do mar, Tanya deixou a sua ligação com a Kizomba ser mais forte e, com isso, criou  uma escola de dança onde já tem a possibilidade de ensinar outras pessoas a dançarem e conhecerem um pouco mais dos artistas que cantam a música que dá origem  à dança de salão que se expande  pelo mundo num ritmo impressionante. 

 A música, marcada por uma batida forte em ritmo, acompanhado por uma melodia dada por um prato de choque proporciona uma cadência que enriquece a ginga que, segundo Tanya Fiske tem de ser natural desde que o dançarino sinta a música. 

A norte americana, residente no estado de Virgínia, esteve recentemente no país para fazer um levantamento ainda mais profundo sobre a dança e perceber melhor a dimensão do gênero musical e a forma como os angolanos dançam nas casas nocturnas. “O contacto directo dá-nos uma outra percepção daquilo que pretendemos e da forma como ensinamos outras pessoas que acabaram por ganhar interesse nesta dança”, frisou. 
De sua própria iniciativa, não é a primeira vez que se desloca ao país com esse objectivo, trazendo sempre um dos seus instruendos e dessa vez não foi diferente. Tanya trouxe um dos seus alunos para perceber melhor como a dança é diferenciada em determinados aspectos tais como a estilização, passos, movimentos e outros. 
A paixão de Kianda estende-se além, da música e vai até a moda, O gosto por trajes africanos, levou a entrevistada a criar tendências com tecidos do continente berço, costurando roupas para diferentes ocasiões, incluindo assessórios. 

Esta dançarina de Kizomba explica como a dança está a ganhar corpo em vários estados norte americanos numa conversa com tópicos diferenciados que vamos destacar nas publicações que se seguem. 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.