O país cabe aqui.

Surto do ebola a estabilizar-se na RDC

O surto de Ebola na República Democrática do Congo, está a estabilizar-se, dando motivos para optimismo cauteloso, declarou nesta sexta-feira (8), Tedros Adhanom Ghebreyesus director da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Está a estabilizar-se. Estamos optimistas, cautelosamente optimistas”, disse o director da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, à Reuters.

O director da OMS  viajará ao Congo no domingo para constatar o progresso após um mês de surto e disse que também irá ao país vizinho República Centro-Africana como parte de um esforço para fortalecer os sistemas de saúde no frágil e pobre país.

O vírus fatal matou 27 pessoas desde que o surto começou em Abril, e houve outros 62 casos, dos quais 38 foram confirmados em laboratório. Outros 14 são prováveis casos de Ebola, e mais 10 pessoas estão sob suspeita.

Em contraste ao surtos anteriores de Ebola, trabalhadores de saúde agiram rapidamente para impedir que o vírus se espalhasse ao vacinar todos que tiveram contacto com pacientes de Ebola.

Usando a vacina para proteger pacientes quase com certeza diminuiu a propagação da doença, disse o vice-diretor-geral da OMS para Preparação de Emergência e Resposta Peter Salama durante uma conferência de imprensa na sede da OMS em Genebra.

Não houve nenhum caso novo desde meados de Maio em duas das três áreas atingidas pela doença – a zona de Bikoro, onde ocorreu o surto inicial, e a cidade de Mbandaka, disse ele, descrevendo que a resposta das autoridades de saúde demonstrou “progresso muito forte”.

“Nós temos mais motivos para optimismo porque agora nós alcançamos… mais de 98 por cento dos contactos com vacinação”, disse Salama.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies