O país cabe aqui.

Sociedade Bíblica de Angola traduz a Bíblia em Línguas Nacionais

A Sociedade Bíblica em Angola (SBA), está a trabalhar para que o livro mais antigo do mundo, a Bíblia Sagrada, seja traduzido em todas as Línguas Nacionais angolanas.

Nesse trabalho, em 2017 foi apresentado o Novo Testamento em Umbundo, e este ano, 2018, o Novo Testamento em Kikongo.

Em países mais desenvolvidos, o trabalho leva 15 anos, mas, a realidade angolana levou 19 anos para a tradução do Novo Testamento em Kikongo. Uma tradução da Bíblia Sagrada completa (Novo e Velho Testamento) pode levar 25 anos.

Nesse projecto, cada Língua Nacional está a ser traduzida por três tradutores, e as palavras mais difíceis são levadas até as comunidades, onde, com um número aproximado de 50 pessoas avalia-se a melhor tradução.

Com esse projecto, a SBA valoriza as Línguas Nacionais angolanas e almeja que a Bíblia seja lida por todos e em todo o lugar, uma vez que em Angola existem comunidades em que pouco ou nunca se comunicam em português.

A SBA existe em Angola deste 1965e está ligada a grande família das Sociedades Bíblicas Unidas (SBU) que estão representadas em mais de 70 países.

Até a presente data, a Bíblia Sagrada já foi traduzida nas línguas nacionais Kikongo, Umbundo, Kimbundo, Côcwee Mbunda. Outras línguas nacionais já se encontram a ser traduzidas, entre asquais: Songo, Mbanguela e Nyneka.

A primeira tradução da Bíblia Sagrada em Kimbungo e Umbundo avia sido feita por missionários, e estes não eram falantes da língua. Daí a razão de estas línguas serem tocadas novamente,tudo isso para aperfeiçoar, melhorar. O Governo decretou um lei de que as Línguas Nacionais tem que seguir o padrão das línguas Bantu, e a SBA já tem feito a tradução seguindo esse padrão.

A tradução da Bíblia em Línguas Nacionais tem feito com que a SBA, como representante de Angola, dê passos significados pelo mundo, valorizando e impulsionando as línguas natas.

 A Bíblia é um instrumento de transformação espiritual e social. Além de fonte de conhecimento e educação, base cultural e do pensamento filosófico e de toda a civilização ocidental, o livro sagrado ensina também valores éticos capazes de auxiliar na construção de uma sociedade mais justa, pacífica e harmoniosa.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies