Sindicalistas discutiram sobre  à  Independência do jornalismo angolano

O sindicato dos jornalistas angolanos realizou, na última semana, na união dos escritores angolanos, um debate sobre a Independência do jornalismos angolano, alusivo seu 27 aniversário.

O debate foi conduzido por três jornalistas angolanos, João Pinto, Reginaldo Silva e  Filisberto Costa, contou ainda com a presença do secretário de estado para área da Comunicação Social, Selso Malavoloneke,  Jornalistas, estudantes; e outros entidades.

Os pré-leitores levaram o debate a reflexão sobre a liberdade de expressão, o reconhecimento dos jornalistas e a corrupção.  Sendo que, o jornalismo em Angola ainda não é valorizado.

Filisberto Costa declara que,  em Angola o jornalismo era  feito com transparencia independencia e veracidade no que concerne a divulgação dos factos, segundo o mesmo, os jornalistas eram totalmente independentes, ou seja, em 1991 até 2006 o jornalismo em Angola era totalmente tutelado pelos proprios jornalistas, diferente que os dias actuais.

Na ocasião, Reginaldo Silva, comentador e um dos membros fundador do Sindicato dos jornalistas angolanos, fez uma viagem na história, da seguinte forma: “O sindicato dos jornalistas foi o primeiro sindicato independente que rompeu com as correntes ou sistema unitário que havia em 1991, que é aquele que era tutelado pela UNDA, que era a central sindical angolana, de facto muito organizado mas muito depente do poder politico, porque viviamos no sistema monopartidário onde todas às organizações sociais, economicas e políticas estavam sobre a mesma tutela monopartidária” afirmou Reginaldo.

Por outro lado, Reginaldo Silva disse “fomos a primeira organização sindical que surgiu fora da UNDA, na altura discutíamos mas sobre a liberdade de Imprensa, a censura dos jornalistas, foi um  nascimento mais marcante pela vertente da reivindicação, “o sindicato dos jornalistas faz parte da história deste país”enfatizou.

De acordo a independência no jornalismo angolano, Reginaldo concluiu, relatando o seguinte”a independência do jornalismo em angola depende inteiramente da responsabilidades e dedicação do jornalistas, quer seja antigo ou novo”.

Já Avelino Miguel, considerado o  primeiro secretario geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos e membro fundador afirma que, “o jornalista não é um agente político mas sim, o jornalista trabalha para sociedade e para tal ele precisa ter a independência, que é, regulada através do estatuto e pela lei de imprensa para que ele seja capaz de reportar melhor os acontecimentos com responsabilidade e objectividade  para que possa garantir uma informação credível e que possa participar de forma  activa no desenvolvimento da nossa própria democracia”considerou.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies