O país cabe aqui.

Silvia Lutucuta defende uso de TIC’s para maior crescimento na saúde

O uso das Tecnologias de Informação (TICs) em saúde, é um veículo fundamental que pode melhorar em grande escala, a assistência médica, desde que sejam usadas com responsabilidade, defendeu hoje, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

“As TICs estão a funcionar no país desde 2007 e, por exemplo,  a telemedicina  é uma ferramenta usada, com a qual foi possível diagnosticar cerca de mil e 800 casos de crianças com doenças cardíacas e operadas com sucesso”, afirmou.

A responsável, que falava num encontro de trabalho com o ministro ruandês da Informação e Tecnologias de Comunicação, Jean De Dieu,  para partilha de experiências,  referiu  que o o sector que dirige tem no Plano Nacional de Desenvolvimento 2018-2022 a melhoria do uso das Tecnologias de Informação em saúde.

“Nós estamos a expandir o sinal da telemedicina e a trabalhar de forma integrada com os Ministério das Tecnologias de Informação e, a curto prazo, vamos ter 50 locais com esta ferramenta”, frisou.

Avançou também que o uso das TICs vai  reduzir os custos e aproximar-se das zonas mais recônditas, cujos os técnicos com menos experiência que estiverem a trabalhar nestas zonas terão a oportunidades de interagir com os centros de referência e fazer consultas de casos clínicos e exames.

A tecnologia, realçou, é também importante para a logística de medicamentos, que é um grande desafio para o sector e, por isso, está-se a trabalhar com o ministério da Tecnologia de Informação para aquisição de mais conhecimentos.

Reconheceu o desenvolvimento em termos tecnológicos do Rwanda, onde são efectuados lembretes para consultas, seguimento à grávidas, vacinação e mensagens de emergências .

Em Angola, a população está em alta, no que toca ao uso de telefones, mas deve aprender a usar melhor esta ferramenta para o beneficio da saúde.

Por sua vez, o ministro do Rwanda Jean De Dieu salientou que o seu país usa a tecnologia para potencializar os serviços de saúde e espera que a troca de experiência ajuda Angola a melhorar o sistema de saúde.

Fez saber que o uso das tecnologias está ajudar a recolher informações, controlar as doenças, melhorar os serviços e acesso à saúde, bem como monitorar vários indicadores que precisam ser controlados pelo sector.

“ Mostramos quais as estratégias e métodos usados no nosso país com o uso das tecnologias para a melhoria da saúde”, afirmou.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies