Sector da Saúde forma vacinadores em comunicação interpessoal

Fonte: Angop


Cerca de quarenta chefes dos postos de saúde e técnicos de vacinação do município do Moxico (sede), foram formados quarta-feira, no Luena, em matérias de comunicação interpessoal (terceira fase), numa promoção da direcção Nacional de Saúde Pública.

O evento formativo, de um dia, teve como objectivo reforçar a comunicação interpessoal entre técnicos e utentes para facilitar a abordagem, entre ambas partes, com vista a melhorar os serviços de saúde nas comunidades.

Durante a formação, foram abordadas questões ligadas as técnicas de comunicação, vacinação, mapeamento dos problemas de vacinação, a importância do trabalho conjunto, disponibilização das vacinas, mobilização do utente a partir da sala de vacinação, entre outros temas.

Ao intervir no acto, a assessora da direcção Nacional da Saúde Pública, Yona Lemos Guevengue, disse que a comunicão é um elo importante para se ter resultados satisfatórios, e explicou que na vacinação de rotina a comunicação interpessoal, se for mal feita, é uma das grandes barreiras que também pode afectar na baixa cobertura de vacina.

“É preciso informar e formar bem para se colher bons frutos”, reforçou a responsável, e solicitou os presentes a usarem os conhecimentos adquiridos para concretizar as metas preconizadas nos programas de vacinação.

A primeira fase da formação sobre comunicação interpessoal foi realizada em Luanda, no mês Junho onde participaram técnicos do sector oriundos de todas as províncias do país, a segunda em Setembro na região sul e esta terceira fase é a provincial que decorre na região leste.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies