O país cabe aqui.

Sector da Saúde conta com 1.666 vagas para promoção de técnicos

Mil seiscentas e sessenta e seis vagas do concurso público da saúde, cujas inscrições iniciam hoje, segunda-feira (03), no país, são para funcionários que durante o período em que estavam a trabalhar aumentaram as suas habilitações literárias e conseguiram fazer licenciaturas em medicina, enfermagem e técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Os candidatos vão concorrer as 7.667 vagas nas categorias de actualização, ingresso e promoção do Ministério da Saúde.

Para o concurso estão ainda disponíveis 2.999 vagas para promoção, ou seja funcionários  vinculados no Ministério da Saúde e que devem passar para uma categoria imediatamente superior nas carreiras de médico, enfermagem e técnicos de diagnóstico e terapêutica.

Na categoria de ingresso estão disponíveis 1.700 vagas, todos os profissionais com ou sem vínculo no Estado, sendo 1.500 para admissão de médicos, 100 para enfermeiros licenciados, 100 para técnicos de diagnóstico e terapêutica licenciados e 57 para especialistas.

Na conferência de imprensa para anunciar o concurso, realizado a 20 de Agosto deste ano, a ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, revelou que actualmente com 6.400 médicos, o país precisa de 28 mil médicos.

As inscrições vão ser feitas online e a entrega dos documentos 20 dias depois, nas delegações municipais da Saúde, sendo que a prova de admissão será escrita, com correcção electrónica, e as listas dos apurados vão ser afixadas nos municípios. Os estrangeiros residentes também podem concorrer.

A ministra sublinhou que, no âmbito do concurso de promoção e actualização  de categoria, a prioridade é para os que estão há mais anos na mesma carreira e os que estão em idade de reforma, lembrando que 45 anos é a idade limite de ingresso de médicos na rede de saúde publica.

A quota de distribuição por província teve como parâmetros de atribuição o rácio populacional, a realidade social, bem como a rede sanitária de cada uma.

A admissão de novos médicos vai contribuir para regularizar os problemas da carreira e a elevação do rácio angolano de um médico para quatro mil habitantes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um médico para cada mil habitantes, o que obrigará a formação contínua de novos médicos.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies