O país cabe aqui.

Secretário de estado da cultura faz balanço de 2019 e perspectiva 2020

Por: Victória Pinto

Aguinaldo Cristóvão, secretário de estado da cultura, classificou 2019 como um ano positivo para a cultura nacional e revelou algumas das metas a alcançar, no sector para o ano de 2020.

Apontado como um ano difícil e de poucos recursos para todos os sectores, Aguinaldo Cristóvão, fez saber em declarações a imprensa, à margem do concurso Um sorriso de criança, que o sector da cultura não foi excepção, registando avanços e retrocessos.

 Começou por destacar o avanço da visão de aumentar o acesso de livro as crianças e aos adultos, de modo a desenvolver conteúdos nos manuais escolares que sejam conducentes com a história e a cultura angolana.

A cultura também registou crescimentos no domínio das actividades de espetáculos de divertimentos públicos, cinema áudio visual em pequenas produções, religião, o acesso as infraestruturas culturais como bibliotecas e outros.

“Nós verificamos que o número de eventos culturais tem crescido, apesar de não haver muitos recursos, conseguimos garantir que hoje o cidadão continue a usufruir dos bens culturais, procuramos manter actualizações de actividades culturais e assistimos com satisfação interesse do cidadão pela nossa cultura”.

O secretário de estado da cultura sublinhou que o seu sector está a consolidar as bases essenciais para que em 2020 possa actuar mais em áreas que carecem de maior atenção.

Secretário de Estado da Cultura, Aguinaldo Cristóvão

Está previsto também para o próximo ano, a aprovação da lei que permitirá o processo de reconhecimento de novas confissões religiosas, a reorganização de religiões reconhecidas e não reconhecidas, o acompanhamento e implementação da política do livro e da promoção da leitura, uma comissão que tem por responsabilidade criar as condições para que os livros sejam mais baratos, a aprovação e implementação do diploma de lei sobre as línguas de Angola, um instrumento que permitirá salvaguardar as línguas nacionais e a linguagem gestual, para que elas possam ser utilizadas no sistema de ensino, de modo a fortalecer a sua utilização nas televisões, rádios e consequentemente estimular os escritores a escreverem ou a traduzir as obras em Língua Nacional.

“Nesse momento estamos a trabalhar a nível de uma comissão criada por sua excelência Presidente da República, no acompanhamento da política do livro e da promoção da leitura, essa é uma de nossas prioridades”.

Aguinaldo Cristóvão acrescentou que já têm algumas parcerias que permitirão que o próximo ano consiga-se melhores resultados.

Aguinaldo Cristóvão é jurista de formação, membro da União dos Escritores Angolanos, da Liga Africana e da ordem dos advogados.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies