São Tomé:Tribunal Constitucional confirma resultados publicados pela CNE

O Tribunal Constitucional são-tomense proclamou esta sexta-feira os resultados oficiais das eleições de 07 de outubro, confirmando os 25 assentos para a ADI, 23 para o MLSTP-PSD, cinco para a coligação PCD-UDD-MDFM e dois para Movimento de Cidadãos Independentes.

Estes resultados confirmam os que foram avançados pela Comissão Eleitoral Nacional.

Cinco dias depois de concluir o processo de reavaliação dos votos nulos e brancos, o presidente deste órgão, José Bandeira, agradeceu a “todos aqueles que tornaram possível esse exercício”, que considerou ter sido realizado com “transparência, isenção, rigor e verdade eleitoral”.

Perante estes resultados, o Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, vai agora decidir que partido chama a formar Governo, uma vez que nenhum obteve maioria absoluta no parlamento.

O maior partido da oposição, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe — Partido Social-Democrata (MLSTP-PSD) e a coligação PCD-UDD-MDFM já anunciaram a intenção de se coligar para formar Governo, uma vez que juntas têm maioria absoluta.

O partido no poder, Ação Democrática Independente (ADI) havia pedido uma recontagem dos votos nulos e brancos, por considerar que tinha havido fraude, mas essa recontagem pelo TC acabou por ditar os mesmos resultados em termos de mandatos já apurados pela CEN.

São Tomé e Príncipe realizou eleições legislativas, autárquicas e regional do Príncipe a 07 de Outubro.

NA/Observador

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies