O país cabe aqui.

Salários baixos incentivam “furtos” de funcionários bancários

Os baixos salários, falta de preparação dos jovens bancários e os problemas ligados à família, têm sido factores promotores do desencaminhamento de dinheiro em bancos, particularmente das contas dos clientes, e outros comportamentos socialmente reprováveis de trabalhadores bancários, noticiou a ANGOP.

A apreciação é do coordenador da comissão instaladora da Ordem dos Bancários de Angola (OBA), José Celestino da Silva, falou a propósito da proclamação da organização prevista para dentro de 90 dias.

José Celestino da Silva defendeu que o sector bancário deve focar-se na sensibilização e formação dos seus quadros, particularmente dos jovens bancários para não caírem em situações socialmente reprováveis. Reconheceu que existe no país muitos trabalhadores bancários detidos e presos por práticas fraudulentas.

Para contrapor tais situações, segundo a fonte, a agremiação, quando for constituída formalmente, vai trabalhar na promoção socioprofissional, segurança social, relações de trabalho, defesa de ética, deontologia e qualificação profissional dos bancários a fim de assegurar e fazer respeitar os direitos dos quadros técnicos bancários, além da qualidade da formação.

Por outro lado, manifestou a sua preocupação em relação à situação económica e financeira no país, numa altura em que se exige do sector bancário maior dinâmica, tendo em conta a inflação e consequentemente a desvalorização da moeda nacional, motivada pela escassez de divisas.

Em relação à Ordem, disse que mais de 20 membros da banca do país estão a trabalhar na sua criação para funcionar como parceiro estratégico do Estado e promover a melhoria das condições exigidas dos serviços bancários.

OBA vai emitir a cédula profissional e promover a qualificação profissional dos técnicos bancários pela concessão de títulos de diferenciação e pela participação no ensino pós-graduado, mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos dentro e fora do país.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies