O país cabe aqui.

Saiba mais sobre Vera Daves, a primeira mulher a ocupar o cargo de Ministra das Finanças de Angola

Por: Ivanine Silva

Vera Esperança dos Santos Daves de Sousa, é o nome da primeira mulher a ocupar o principal cargo do Ministério das Finanças de Angola, o de ministra das Finanças, que já completou dois meses no comando do Ministério, já que está no cargo desde a emissão do decreto presidencial em Outubro deste ano, pela Casa Civil do Presidente da República, substituindo no cargo, Arsher Mangueira, actual Governador do Namibe.
Descrita como uma técnica muito competente, Vera Daves, é licenciada em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), acumula além da licenciatura, várias formações nas áreas de finanças, gestão e liderança, a ministra passou também a integrar, desde o último congresso extraordinário do MPLA, o Bureau Político do mesmo partido.

Segundo informações disponíveis na página oficial do Ministério das Finanças, constam do currículo da titular da pasta número um deste órgão: o curso de técnicas e práticas bancárias, feito no Instituto de Formação Bancária de Portugal, o curso de mercado de obrigações e instrumentos derivados (ICAP), o curso de liderança (OF Consultores) e o curso de gestão do tempo (OF Consultores).

Foto: DR VERA DAVES

Na sua trajetória até ao carga que ocupa actualmente, havia substituído Archer Mangueira, na Comissão de Mercados e Capitais, onde esteve até 2017 e desempenhou as funções de Administradora Executiva e Presidente, passando em seguida a ocupar o cargo de Secretária de Estado para as Finanças e Tesouro.
Além destas funções de maior destaque, Vera Daves, foi também Técnica de Finanças na Sonangol ESSA, Directora do gabinete de produtos e research do Banco Privado Atlântico, é docente da cadeira de mercados financeiros no MBA Executivo promovido pela Católica Business School Alliance, docente de Finanças Públicas e Integração Económica na Faculdade de Economia da UCAN.
Natural de Luanda, Vera Daves, é co-autora de livros sobre finanças e destacou-se também como comentadora económica em diversos órgãos de comunicação social, com destaque para a TPA, a Rádio Mais e Revista Rumo.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies