O país cabe aqui.

Saiba como preparar o “mufete com todos” de Josemar Calengue

Por: Ivanine Silva

Conheça ao detalhe como foi projectada, pensada e preparada a nova versão do mufete, denominada de “mufete com todos”, prato que garantiu a Josemar Calengue o prémio de melhor “Jovem Cozinheiro do País”, no concurso Chef MEGA – Jovem cozinheiro do ano.

O último concorrente a apresentar o seu prato na grande final do concurso, baralhou todas as contas feitas pelos juris, numa em que parecia estar tudo dito quanto a quem venceria o concurso, mas porque os últimos serão os primeiros Josemar entrou, apresentou o seu prato, conquistou os paladares e venceu.

Josemar Calengue, vencedor da primeira edição do concurso Chef MEGA

Segundo o cozinheiro nova receita foi inspirada nas várias mutações que o mufete foi sofrendo ao longo das décadas, sendo que na década de 80 o peixe era simplesmente assado com sal e jindungo, na década de 90 assistiu-se a uma evolução do prato, que passou a ser preparado com banana e feijão, já em 2019 o prato ganhou uma nova versão, com os mesmo produtos preparados de forma diferente.

Passe a conhecer em seguida, os ingredientes para a confecção deste prato:

Peixe Carapau, batata doce, banana pão, mandioca, pimentos verde, branco e amarelo, limão nacional, tomate, alho, cebola, coentro, caldo de peixe, feijão manteiga, azeite, natas, leite, farinha de trigo, manteiga, molho bechamel, óleo de palma e sal.

Para o preparo final do prato, o cozinheiro substitui o feijão cozinhado de forma convencional por um puré de feijão, chamado de kitandi, já a batata doce e o feijão, foram preparados como um único ingrediente, o que deu um toque especial ao prato.  

Josemar Calengue, é um jovem de 22 anos de idade, cozinheiro e pasterleiro de formação e profissão, que conquistou a primeira edição do Chef MEGA, um concurso realizado pela Escola de Hotelaria e Restauração – EHR e convénio com o MEGA Cash & Carry.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies