O país cabe aqui.

“Ruídos” na comunicação externa da UNITA


Por: Amadeu Cassinda


Os “ruídos” que saem do seio dos maninhos que beliscam internamente a imagem de Adalberto Júnior e de Raúl Danda face a corrida à presidência do partido, a ser verdade, demonstram para fora uma aparente ignorância  sobre as oportunidades que a imagem destes candidatos podem proporcionar para o alcance do maior objectivo da UNITA. Governar Angola.

Comecei acreditar nesta ideia quando pensei sobre os meandros da disputa ao caderão máximo da JURA, em que Elsa Pataco gozara de maior aceitação externa em relação aos demais candidatos. Todavia, Agostinho Kamuango foi o vencedor. 

Acho normal que tal ocorra no seio de qualquer partido político enqunto uma organização que se regepelos estatutos, regulamentos, Lei dos Partidos Políticos e demais  procedimentos internos, bem como uma cultura própria baseada  numa visão diferente da sociedade em geral.

Entretanto, como a política é acima de tudo ciência e não “tradição”, ao olharmos este assunto na base de uma análise SWOT de forma alegórica, considere que no âmbito interno Alcides Sakala, Kamalata Numa e o mano Kachiungo se configuram como Forças, sendo que  Adalberto Júnior e Raúl Danda as Fraquezas.

Porém, no quadro externo os três manos são Ameaças e os dois últimos Oportunidades, fruto da visibilidade e simpatia que têm vindo a conquistar  junto da sociedade.

Se tudo depender das Forças onde se determina também quem vai ganhar, não vejo muitas hipóteses de Adalberto Júnior e Raúl Danda virem a ganhar, apesar da visibilidade e grande aceitação pública. 

Portanto, caso Adalberto Júnior e Raúl Danda forem achados aptos para a corrida, e se os militantes do partido tiverem em conta as Oportunidades que estas figuras podem agregar ao partido por conta das suas notoriedades, a UNITA poderá surpreender positivamente nas próximas eleições.

Perfil

Amadeu Cassinda – é Licenciado Jornalismo pelo Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), Deu voz ao programa Mais Comunicação, da Emissora Metodista de Angola (Rádio Kairós). Actualmente trabalha no Gabinete Comunicação Institucional da Imobiliária Imogestim.


Os artigos de opinião publicados no Notícias de Angola são da inteira responsabilidade do seu autor. O NA não se responsabiliza por quaisquer danos morais ou intelectuais dos textos em causa, confiando no rigor, idoneidade e credibilidade dos seus autores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies