Regresso de moto-taxistas à actividade marcado por desrespeito às normas de trânsito

Por: Nambi Wanderley

A equipa do Notícias de Angola, constatou, durante uma ronda pelo Distrito do Benfica e o Lar Patriota, realizada nesta quarta-feira (19), o incumprimento das medidas do código de estrada, por parte dos moto-taxistas, nos primeiros dias após o reatamento do serviço de moto-táxi em Luanda, quatro meses depois.

Durante a ronda constatou-se que alguns moto-taxistas não estão a cumprir com as normas de trânsito, não usando o capacete, desrespeitando a sinalização, transportando passageiros na contramão, correndo todos riscos possíveis e imaginários e algumas vezes são responsáveis por determinados acidentes na via pública.

O Presidente de Direcção da Associação dos Motoqueiros e Transportadores de Angola (AMOTRANG), associação existente desde 2006 e controla pelo país mais de 500 mil moto-taxistas, Bento Rafael, mostrou-se satisfeito com o novo decreto, “a nossa reação sobre o reinício da nossa actividade foi positiva, queremos agradecer o nosso Executivo, por ter analisado a situação dos moto-taxistas a nível de Luanda, embora a contaminação seja um facto”.

Sobre o desrespeito ao código de estrada, por parte de alguns associados, Bento Rafael, referiu que é um facto e que quando se criou a associação, uma das grandes preocupações era a falta de conhecimento das regras de trânsito, por parte daqueles que desenvolviam esta actividade naquela altura. A direcção da AMOTRANG, programou vários cursos de formação, a nível de cada uma das províncias do país, para levar os milhares de motoqueiros a receberem conhecimento sobre o código de estrada e com isto, reduzir consideravelmente o número de acidentes, levaram às salas mais de 45 mil moto-taxistas e atribuíram mais de 19 mil cartas de condução.

Por sua vez, Manuel Jorge, moto-taxista que tira passageiros da entrada do Lar Patriota, para o interior do bairro, apontou que durante o período em que o exercício da actividade esteve suspensa, viveu a medida do possível, arriscando a vida, por necessidade, apesar da paralisação, “tive a tendência de enfrentar a polícia, quando me interpelavam, tirava os valores que eles me pediam e depois continuar a trabalhar”.

Já Mandela Kalemba, que transporta passageiros da paragem do BFA, para o interior do bairro no Benfica, revelou que factura diariamente entre três a quatro mil e quinhentos Kwanzas, trabalha com uma motorizada alugada, paga ao proprietário dois mil e quinhentos kwanzas por dia, além de um dia para si.

O moto-taxista José Kitongo, chamou atenção aos seus colegas, para estarem atentos e metessem em prática aquilo que espelha o novo decreto e aconselhou-os a redobrarem a vigilância, porque se o passageiro estiver infectado com a Covid-19, poderá transmiti-los e consequentemente prejudicará a sua família.

O motoqueiro avançou que o levantamento, das restrições do serviço de moto-táxi, veio ajudar as pessoas que apostaram neste trabalho, como fonte de subsistência. Para si, o número de clientes que atende por dia ainda não é satisfatório, “tem uns clientes que sobem e outros que não sobem, por causa do frio que esta a fazer nos últimos dias, mesmo assim estamos a aguentar”, desabafou.

Só em Luanda, existe mais de 30 mil moto-taxistas, distribuídos nos sete municípios da capital, uma actividade que tem servido de alternativa aos jovens para fugirem do desemprego.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies