O país cabe aqui.

Rafael Marques vence prémio internacional de Liberdade de Imprensa

O activista e jornalista angolano Rafael Marques, venceu o 70º prémio internacional Herói Mundial da Liberdade de Imprensa (World Press Freedom Hero 2018), o anuncio foi nesta terça-feira (22), o Instituto Internacional da Imprensa (IPI, na sigla inglesa).

Rafael Marques, que receberá o galardão a 22 de Junho próximo, em Abuja, Nigéria, está a ser julgado em Angola, desde 19 de Março, sob a acusação de injúrias e ultraje a órgão de soberania, num julgamento que tem sido sucessivamente adiado.

Na edição de 2017, o galardão foi atribuído ao jornalista e bloguer etíope Eskinder Nega, sendo que Rafael Marques é o primeiro Herói Mundial da Liberdade de Imprensa do IPI de Angola, e o terceiro de língua portuguesa, depois do português Nuno Rocha e do brasileiro Júlio de Mesquita Neto.

O International Press Institute (IPI) é a mais antiga organização mundial dedicada à promoção do direito à informação, constituindo uma rede global de jornalistas e editores que trabalha para salvaguardar a liberdade de imprensa e promover a livre circulação de notícias e informação, bem como a ética e o profissionalismo.

Nos últimos quatro anos, a distinção tem sido atribuída pelo IPI, em parceria com o International Media Support (IMS) de Copenhaga (Dinamarca).

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies