O país cabe aqui.

Quarenta e dois mil habitantes do Cuito Cuanavale já consomem água potável

Os moradores do Município do Cuito Cuanavale, Província do Cuando Cubango, estão desde o dia 02 de Junho último, a consumir água potável através de um sistema de distribuição de água construído pela Owini, a unidade de projectos de água do Grupo Mitrelli, no âmbito do Programa Água Para Todos, do Governo de Angola.

O projecto, contempla, 50 sistemas de água, para as províncias de Malanje e Cuando Cubango e, neste momento, foram concluídos 16 onde mais de noventa chafarizes já foram construídos. Até ao final do ano a Owini espera concluir mais 44 sistemas sendo que, mais seis até ao primeiro trimestre de 2020. 

Para o responsável da obra no Cuando Cubango, até ao final do projecto “esperamos estar a fornecer água potável a 140 mil pessoas. O impacto será grande e ao mesmo tempo satisfatório quer para as populações que para a província em si”, enfantiza.

O projecto, inaugurado pelo Secretário de Estado das Águas, Eng. Lucrécio Costa, resulta de um consórcio com o Ministério da Energia e Águas (MINEA), sobre o olhar atento dos administradores locais e autoridades tradicionais, e a população que aesperou radiante por este dia.

Entre 2017 e 2019, a Owini cumpriu já com a implementação do projecto em várias regiões do nosso país, abrangendo 152 localidades das províncias de Cuanza Sul, Lunda Norte, Moxico, Uíge e Zaire, (Programa Água Para Todos I) e outras 62 localidades nas províncias de Malanje (12) e Cuando-Cubango (50), no quadro da segunda fase do Programa Água Para Todos.

As infra-estruturas e tecnologia usada

As infra-estruturas do Programa Água Para Todos, construídas pela Owini, são com recurso a mais moderna tecnologia actualmente existente. Aplicado o sistema das energias renováveis, energia solar. 

A captação da água é feita, directamente dos rios, depois segue para a estação de tratamento, onde é filtrada e desinfectada, transportada até aos reservatórios e depois distribuída. Ainda assim, a Owini suporta os custos de operação e manutenção dos sistemas durante um ano, contando com equipas de operadores locais para garantir a boa utilização dos novos sistemas por parte das comunidades.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies