O país cabe aqui.

A qualificação dos professores depende da formação -Secretário de Estado da educação

A qualificação dos professores para o exercício da função docente passa pela aposta na formação contínua, afirmou nesta segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Educação para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista.

Para Jesus Baptista, o quadro actual exige dos professores uma reflexão profunda sobre as suas práticas como verdadeiros profissionais da acção docente, mas acima de tudo formação para dar segurança aos profissionais que iniciam o processo de mudança.

O responsável, que falava na abertura da terceira fase de formação contínua de professores no âmbito do Projecto de Aprendizagem para Todos (PAT), reafirmou a necessidade da aposta na formação para se promover a mudança das práticas nas salas de aula e consequentemente na melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.

“O governo de Angola está fortemente empenhado em melhorar a qualidade de ensino com foco na mudança qualitativa do processo de ensino que impacte na qualidade das aprendizagens”, reforçou.

No âmbito do PAT, o Ministério da Educação (MED) está a trabalhar com parceiros para o desenvolvimento e implementação do programa faseado de formação contínua dos professores.

Pretende-se proporcionar aos professores em serviço oportunidades de desenvolvimento e de competências profissionais, predominantemente centrada na melhoria das práticas de ensino em salas de aula e de coordenação pedagógica e com valência significativa com apoio tutorial.

A formação devem ser entendida como um espaço de convivência profissional e como oportunidade valiosa para a reflexão sobre a função de ensinar e ensinar melhor.

Augura que o alcance dos objectivos que nortearam a formação impõe a todos os participantes uma entrega total, por isso, apelou a todos os actores para uma participação activa e responsável nos debates a serem proporcionados.

O PAT é um projecto do Ministério da Educação, desenvolvido em parcerias com o Banco Mundial (BM), que visa melhorar os conhecimentos e as competências dos professores, a gestão das escolas e desenvolver um sistema mais eficiente de avaliação dos alunos.

 

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies