O país cabe aqui.

Província do Huambo conta com cinco novas centrais de abastecimento de água

A cidade do Huambo, capital da província com o mesmo nome, vai contar, até ao final deste ano, com cinco novas centrais de abastecimento de água potável em construção a partir do rio Cunhoñgamua, que vão permitir a realização de 17 mil novas ligações domiciliares.

Segundo à Angop,o facto anunciado hoje  à imprensa, o presidente do conselho de administração da empresa local de Águas e Saneamento, Adolfo Elias Gomes, disse que estão a decorrer, nos últimos dias, trabalhos de escavações para a montagem de uma nova conduta para o reforço da rede de distribuição do produto.

Esta conduta, segundo o responsável, vai ligar a central de distribuição da cidade alta com a do Cahululu, além de conectar a primeira com a do bairro Deolinda Rodrigues, visto que o sistema actual, a única fonte de distribuição a partir do rio Culimahala, é incapaz corresponder ao aumento de consumidores.

Sustentou que a actual central de captação, no rio Culimahala, tem a capacidade de bombear  2.730 metros cúbicos por hora, mas estão disponíveis apenas 1.360 metros cúbicos por dia, insuficientes para atender a demanda.

Adolfo Elias Gomes sublinhou que com o novo sistema, a cidade do Huambo contará com duas novas linhas de alimentação à central de distribuição da parte alta, que, por sua vez, vai atender a zona do aeroporto Albano Machado, os bairros da Calomanda, Capango e São Pedro.

Informou que com a entrada em funcionamento das cinco centrais de abastecimento, a cidade do Huambo passará a ter 46 mil metros cúbicos por dia, que cobrirão grande parte das zonas periféricas, com realce para os bairros Santo António, R21, Belém, Casseque I, II e III, Dango, Fátima, Capango, São Luís, Sassonde, Bomba Baixo, 8 de Fevereiro (Ferrovia), além de reforçar o sistema da cidade baixa.

Noutra parte das suas declarações, o responsável disse que a instituição, com financiamento do Banco Mundial vai, igualmente efectuar 21 novas ligações domiciliares, com previsão de atingir, nos próximos tempos, 90 mil ligações, para dar cobertura de  toda extensão da cidade do Huambo e arredores.

Actualmente 33 mil residências estão ligadas à rede de distribuição de água potável.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies