Projecto Kitabanga lança ao mar 3 milhões de Tartarugas em 15 anos

O Projecto Kitabanga, permitiu o encaminhamento, para o mar, de cerca três milhões de pequenas Tartarugas Marinhas, desde o início da sua implementação, em 2003, o projecto visa a protecção e preservação das Tartarugas Marinhas ao longo da costa marítima angolana.

 De acordo com uma nota de imprensa recebida pelo Notícias de Angola, é imperiosa a necessidade de se proteger as tartarugas marinhas, uma vez que a espécie se encontra em risco pois, actualmente, existe um expressivo declínio de tartarugas de couro, e um  dos aspectos que poderá estar na base são os excessivos números de redes de pescas junto às praias de desova durante o período de reprodução, associado à captura de animais e destruição de ninhos ao longo da costa.

”Infelizmente nós, em Angola, não temos nenhum centro de recuperação de animais e, em particular, para animais marinhos. Note-se que aos incidentes mais graves, até então observados, estão associados ou a animais feridos por artes de pesca ou por colisão com embarcações. Dependendo dos incidentes, o pessoal ligado ao Projecto Kitabanga, dentro das suas possibilidades, poderá ser chamado para prestar os primeiros cuidados.” Michel Morais, coordenador do projecto Kitabanga.

No passado mês de Março, a empresa multinacional angolana de telecomunicações, Angola Cables participou na exumação (abertura de ninhos) de tartarugas, ao longo da praia das Palmeirinhas. A acção consubstanciou-se na verificação dos ninhos para o processo de contagem dos ovos que não eclodiram, contagem das cascas dos ovos e elaborar uma estimativa do número de neonatos (filhotes de tartarugas) que regressaram ao mar, o que permite aferir, estatisticamente, o sucesso ou insucesso de um determinado ninho ao longo da sua incubação.

 

A Angola Cables é parceira do projecto que Kitabanga desde o ano 2014, que para além de preservarem e protegerem as tartarugas marinhas, têm estado empenhados em serviços de sensibilização às comunidades, sobretudo aos pescadores e às crianças que são a base de disseminação destas informações, para que adotem uma postura diferente face a este animal.

Das espécies existentes, a Tartaruga Oliva é a mais abundante em Angola, pondo em média 120 ovos nos ninhos, número bastante considerável, mas que na prática não chega a ser tão expressivo devido às inúmeras dificuldades que elas enfrentam, desde os predadores naturais, como os Caranguejos até às redes de pesca manuseadas pelo homem, considerado o principal predador de Tartarugas.

O Projecto Kitabanga,  que conserva Tartarugas Marinhas, é um projecto afecto ao Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, que tem vindo a ser implementado, desde 2003, com a anuência do Ministério do Ambiente.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies