O país cabe aqui.

Produção agrícola vai dinamizar ambiente de negócios- Fernando Vunge

A produção agrícola familiar e sustentável vai dinamizar a produção nacional e consequentemente melhorar o ambiente de negócios no país, afirmou hoje o economista Fernando Vunge.

Considerado como a base para o desenvolvimento do país e factor decisivo na diversificação da economia e criação de bom ambiente de negócios, o sector da agricultura é um  estimulador do desenvolvido de outros sectores económicos através da criação de excedentes que podem ser transformados e comercializados.

O especialista, que falava a propósito do discurso do Presidente da República, João Lourenço, frisou que o sector agrícola pode ser uma solução para fomentar o empreendedorismo.

“Os pressupostos  fundamentais para o desenvolvimento sustentável fornecem o enquadramento de base para que  surjam novas actividades económicas em torno de cadeias produtivas diversificadas, por iniciativa dos agentes privados, cabendo o Estado um papel de coordenação e regulação,   através da criação de um quadro favorável à sua operação nos diversos sectores”, ressaltou.

Para tal, disse ser preponderante criar-se condições no que toca à construção ou reconstrução das infra-estruturas, como estradas primárias, secundárias e terciárias, por  forma a permitir o escoamento dos produtos agrícolas, bem como capacitar o empresariado privado, a fim de exercer as suas funções tal como exigido, sendo o principal agente provedor de serviços.

Por sua vez, o  economista Filomeno Vieira Lopes  frisou que o sector da agricultura tem recebido poucos investimentos, daí ter sugerido o aumento de recursos para este sector, visando incrementar a produção e garantir a segurança alimentar.

Ressaltou que tais medidas contribuirão o desenvolvimento do sector agrícola, dando a possibilidade do país exportar e a consequente arrecadação das receitas.

Para tal, disse ser imprescindível a criação de pacotes cooperativos e de incentivos agrários por parte do Executivo,  para obtenção de melhores resultados, de modo a fomentar o bom ambiente de negócios entre o empresariado nacional e  estrangeiro.

Na sua opinião, podem-se automatizar muitos dos processos produtivos, mas há outros, como as colheitas ou o manuseamento dos produtos nas centrais hortofrutícolas, que necessitam de recursos humanos, o que fomenta a estabilidade produtiva e o bom ambiente de negócios.

Angola vive desde  2014 uma crise financeira, económica e cambial decorrente da quebra nas receitas petrolíferas, e para minimizar os seus efeitos o Executivo lançou, em Janeiro de 2018, um programa que visa diversificar a economia, que passa pela redução das importações e o aumento da produção interna também para exportar, sendo a agricultura uma das principais apostas.

NA/Angop

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies