O país cabe aqui.

Presidente orienta realização de eleições nas universidades a partir de 2019

O Presidente da República, João Lourenço, orientou nesta, quinta-feira (27) o ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, a criar as condições para a realização de eleições em todas as universidades públicas e suas unidades orgânicas, a partir do ano lectivo 2019.

De acordo com uma nota da Casa Civil do Presidente da República, o Chefe de Estado considera importante para a vida académica que se retomem os processos de eleição de modo a compaginar as instituições do ensino superior público com os princípios democráticos que devem caracterizá-las.

Também esta quinta-feira, o Presidente João Lourenço exonerou Pedro Magalhães, do cargo de vice-reitor para a Área Científica e Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto, tendo-o nomeado, na sequência, interinamente reitor da Universidade Agostinho Neto.

Noutro despacho, o Presidente da República nomeou Maria Antonieta Josefina Sabina Baptista para, também interinamente, exercer o cargo de vice- reitora para a Área Científica e Pós-Graduação da Universidade Agostinho Neto.

O país conta com seis universidades públicas. Trata-se da  Universidade 11 de Novembro, com sede em Cabinda, cobrindo igualmente a província do Zaire; José Eduardo dos Santos, com sede no Huambo, com extensão no Bié e Moxico; Mandume, com sede na Huíla, cobrindo Namibe, Cuando Cubango e Cunene; Kimpa Vita, com sede no Uíje e extensão no Cuanza  Norte; Lueji ya Ankonde, com sede na Lunda Norte, estendendo-se a Lunda Sul e Malanje;  Katiavala Buila, com sede em Benguela, cobrindo igualmente o Kwanza Sul.

Como resultado do redimensionamento, a Universidade Agostinho Neto mantém a sua sede em Luanda, cobrindo também a província do Bengo, perfazendo sete regiões académicas criadas pelo Governo.

Ainda nesta quinta-feira, João Lourenço, na qualidade de Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, promoveu ao posto policial de comissário o sub-comissário Carlos Manuel Alves.

Acto contínuo, o comissário Carlos Manuel Alves foi nomeado pelo Presidente da República para o cargo de director-geral adjunto do Serviço de Investigação Criminal.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies