Presidente do Ruanda, Paul Kagame, sobre Francofonia, África e França

Em entrevista à RFI África, o Presidente Paul Kagame, conta como foi abordado pelo Presidente Macron, que ele pensa, ter trazido uma “frescura à política e as relações entre a França e África.

“As eleições em França, não foram assim há muito tempo e não podíamos prever quem seria Presidente da França.

“Então quando se tem em consideração uma série de factores sobre o que se vai passar, vemos algo de novo, coisas diferentes, e no meu país, estamos habituados a isso.”

“Penso que o Presidente Macron, trouxe frescura à política, não somente, em França, mas entre a França e África e França e o resto do mundo.”

“Estamos a ver o mundo em transformação e é inevitável que tais coisas aconteçam.” (Palavras do Presidente ruandês, Paul Kagame).

A OIF, Organização Internacional da Francofonia, tem desde quinta-feira à noite, uma nova secretária-geral, na pessoa de Louise Mushikiwabo, ex-ministra dos Negócios estrangeiros do Ruanda, no final da cimeira de Erevan, na Arménia.

Louise Mushikiwabo, tinha como uma Dama de ferro, competente e com experiência e conhecimento do continente africano, reagiu, à sua nomeação, declarando que desde que apresentou a sua candidatura ficou que teria de ir ao “encontro, dos membros da nossa organização.”

A antiga chefe da diplomacia do Ruanda, sublinhou acreditar “num secretariado-geral ao serviço dos estados-membros” da OIF.

Mas, apesar de ter sido pelos membros da Organização, sobretudo da União Africana, há o papel fundamental e de peso de dois Presidentes, o francês, Emmanuel Macron e o ruandês, Paul Kagame.

Com efeito, foi o presidente Macron, que contactou o seu homólogo ruandês, Kagame, sobre a eventualidade duma candidatura da sua ministra dos Negócios estrangeiros, Louise Mushikiwabo.

NA/RFI

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies