O país cabe aqui.

Presidente da Turquia coordena novo ataque contra Síria

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou hoje (6), que a Turquia vai lançar novas operações militares, no modelo das ofensivas conduzidas no norte da Síria contra jihadistas e uma milícia curda, noticiou a AFP.

“Para limpar as fronteiras de grupos terroristas, a Turquia lançará novas operações no modelo da ‘Escudo de Eufrates’ e ‘Ramo de Oliveira”, disse Erdogan ao revelar em Istambul o esboço de seu programa para as eleições antecipadas de 24 de Junho.

A Turquia conduz desde Janeiro uma ofensiva no noroeste da Síria chamada “Ramo de Oliveira” contra a milícia curda das Unidades de Protecção do Povo (YPG), considerada por Ancara como uma organização terrorista, mas apoiada por Washington contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Erdogan ameaçou várias vezes estender a operação Ramo de Oliveira para o leste, em direcção à fronteira com o Iraque, correndo o risco de colidir com os Estados Unidos e a França, que implantaram forças militares na área de Minbej.

O presidente turco também pediu repetidas vezes ao governo de Bagdá que actue contra as bases do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque, ameaçando intervir no país, a ofensiva turca contra as YPG na Síria prejudicou as relações entre Ancara e Washington, contribuindo em paralelo para fortalecer a cooperação entre a Turquia e a Rússia no processo sírio.

Esta operação militar também alimentou o sentimento nacionalista na Turquia, que Erdogan pretende explorar em vista das eleições legislativas e presidenciais, inicialmente previstas para novembro de 2019, mas que ele adiantou para 24 de Junho.

“Nosso objectivo é aniquilar todas as organizações terroristas que estão nos atacando, enviá-las para a lata de lixo da história”, disse Erdogan durante a apresentação de seu programa neste domingo.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies