O país cabe aqui.

Presidente da China afirma que o socialismo é a salvação para o país

O presidente chinês, Xi Jinping, declarou nesta terça-feira (20), que só o socialismo pode salvar o país, dois dias após sua reeleição unânime pelo Parlamento, que também lhe ofereceu a possibilidade de permanecer no poder por tempo indefinido.

Em um discurso de encerramento da sessão plenária anual da Assembleia Nacional Popular, Xi assegurou que o imenso desenvolvimento da China “não supõe uma ameaça” para ninguém, mas advertiu, em referência a Taiwan, que qualquer tentativa de separatismo “esta condenada ao fracasso”.

“A história provou e seguirá provando que apenas o socialismo pode salvar a China. Apenas desenvolvendo o socialismo com características chinesas vamos conseguir o grande renascimento da Nação chinesa”.

“A China não sacrificará jamais os interesses de outros países para assegurar seu próprio desenvolvimento”, garantiu Xi, líder da segunda maior economia do planeta, diante das ameaças protecionistas do presidente americano, Donald Trump.

“Apenas quem tem o costume de ameaçar os outros considera os demais como uma ameaça”, declarou Xi em referência aos países ocidentais, em particular os Estados Unidos. “Ninguém deve interpretar mal ou deturpar as aspirações sinceras e os atos do povo chinês para contribuir com a paz e o desenvolvimento da humanidade”.

Xi voltou a advertir Taiwan, a ilha reivindicada por Pequim desde 1949, reafirmando que seu país jamais aceitará a divisão de seu território. Na semana passada, a Assembleia Nacional Popular (ANP) emendou a Constituição e aboliu o limite de dois mandatos presidenciais – de cinco anos cada – na China.

Xi Jinping se tornou assim o presidente chinês com o maior poder em quase três décadas e poderá permanecer no comando do país além do período do atual mandato, que termina em 2023.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies