Portugal presta homenagem à Nelson Mandela

O líder histórico sul-africano Nelson Mandela, será homenageado a partir de amanhã, por ocasião do seu centésimo aniversário, através de várias actividades a acontecerem em Lisboa e arredores, promovidas pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV).

A efeméride, que se assinala na próxima quarta-feira, por ocasião do Dia Internacional de Nelson Mandela, vai ser antecipado com seminários, conferências e passeios num programa que se estende por vários dias, a começar neste sábado, com a chegada de convidados de vários países.

Essa celebração vai ser o pano de fundo para o encontro nacional da Academia de Líderes Ubuntu, descrita pelo IPAV como “um projecto de capacitação de jovens com elevado potencial de liderança, idos de contextos de exclusão social ou com aptidão para aí trabalharem”.

Entre as actividades abertas ao público encontram-se uma conferência, a 17 de Julho, no Teatro Thalia, às 15h00, que vai  seguir um modelo de TED Talk, em que os convidados vão relatar as suas experiências pessoais no contacto com Nelson Mandela.

No mesmo dia haverá o lançamento do livro “As Cartas da Prisão de Nelson Mandela”, com a presença do autor, o jornalista António Mateus, um espectáculo de gospel, no Largo do Município e a exibição do filme “Invictus”, no mesmo local, baseado no livro do orador John Carlin.

No dia do aniversário de Nelson Mandela, a Câmara Municipal de Lisboa vai atribuir o nome “Nelson Mandela” a uma rotunda da cidade na Alta de Lisboa.

Para aquele dia, está marcada uma conferência no Auditório Montepio com a realização de dois painéis: “Construir pontes para a reconciliação e paz caminhos percorridos e lições aprendidas” e “Os desafios de quem começa”.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies