Portugal torna-se o maior exportador a Angola, e a China o importador

China manteve no primeiro trimestre de 2017 seu carácter de maior importador de Angola, fundamentalmente petróleo, mas cedeu para o Portugal o lugar de honra ao mais grande exportador no mesmo período, disse ontem uma fonte oficial.

De acordo com o relatório do Instituto Nacional de Estatísticas, Beijing atraiu o 62,6 por cento das vendas angolanas, uns quatro mil 300 milhões de euros, o qual significou um crescimento de 97 por cento em relação com o último trimestre do ano passado.

Índia ficou em segundo posto com o 6,5 por cento, ou seja 457 milhões de euros e África do Sul foi terceiro com 4,1 por cento da quota (289 milhões de euros).

Em general o volume de negócios diminuiu de Janeiro a Março passados com destaque para China, que perdeu a quinta parte de suas ofertas ao mercado do país africano.

O Portugal elevou 40 por cento suas vendas a Luanda, mas seu volume decreció 4,3 por cento. Não obstante, ocupou o 18,8 por cento das compras angolanas, equivalentes a 482 milhões de euros.

China teve uma quota de 11,5 por cento e como novidade entrou Reino Unido como terceiro, com o oito por cento.

Em matéria de ónus, Angola recebeu um milhão 516 mil 748 toneladas, o que significou uma queda de 5,13 por cento em comparação igual período de 2016, informou o Conselho Nacional de Carregadores.

Redacção NN

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies