O país cabe aqui.

Internautas elogiam profissionalismo da Ministra da Saúde

Por: Victória Pinto

Várias são as figuras públicas e anônimas que desde ontem segunda-feira 23, têm usado as suas redes sociais para felicitar e engrandecer o gesto da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, pela competência na pronta comunicação com a população através da imprensa, no processo regular de actualização de dados sobre o progresso do controlo da pandemia mundial e da epidemia no nosso país. 

Apesar da situação que o país atravessa e o descrédito de alguns internautas concernente a posição da ministra diante das câmaras, Sílvia Lutucuta, tem procurado comunicar a população angolana, com firmeza e confiança. Acalmando assim os ânimos, de modo a evitar que a sociedade entre em pânico.

Dentre as figuras públicas consta o jornalista Joaquim Damião, ao ressaltou que o país tem uma ministra competente e comunicativa, pronta para responder as inquietações dos jornalistas (povo).

“Acabei de ver toda a conferência de imprensa. Temos uma ministra competente e comunicativa. Todo o meu apoio a digníssima compatriota que bem e honestamente respondeu a todas as perguntas”. 

Já César Esteves, elogiou a grande ideia de se colocar um tradutor gestual na conferência dada pela ministra, porque os deficientes auditivos também têm direito a informação. 

Por outro lado, o jornalista Cabingano Manuel, escreveu que não há como não dar nota positiva ao desempenho de comunicação da Ministra da Saúde, neste momento de incertezas, medo e recolher obrigatório. 

“A Ministra tem comunicado de forma calma e convicta, pois sabe o que fala. Com uma didática brutal responde aos jornalistas com segurança e passa-nos tranquilidade meio ao caos que o mundo vive. É assim que tem que ser feito senhora ministra, porque governar é comunicar”.

Cabingano foi mais longe ao destacar que não é fácil comunicar em tempos de crise, porque é preciso ter peito.

É de ressaltar que figuras conhecidas do nosso mercado e não só, apelidaram a ministra de “Mamã saúde” e “Mamã coragem”.

É importante recordar que Angola já regista 3 casos positivos de Covid-19, descartando 12, dos 13 casos suspeitos dos quais se aguardavam os resultados.

A governante garantiu que o Estado angolano está a envidar esforços para que a situação não saía do controle. E durante a conferência, apelou à não estigmatização das pessoas infectadas ou afectadas, sobretudo, cidadãos, recentemente, chegados ao país.

De acordo com a titular, o Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS), tem capacidade para processar até 91 amostras/dia,  até ao momento, processou 169 amostras, obtendo 3 resultados positivos. E estão em quarentena 463 viajantes em diversas Unidades criadas para o efeito.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies