Polícias da SADC acertam estratégias de combate a criminalidade

Os Comandantes das Polícias da África Austral (SARPCCO), reúnem-se de 28 a 31 de Maio, na capital do país, Luanda, para analisar a situação da defesa e segurança na região austral do continente, noticiou a Angop.

No encontro, a decorrer no Centro de Convenções de Talatona, deverá ser aflorado assuntos relacionados ao combate à criminalidade, com destaque para a criminalidade violenta e os crimes transfronteiriços.

A polícia angolana assumiu a presidência dos Chefes das Polícias da África Austral (SARPCCO), em Maio do ano passado durante a reunião geral anual do órgão, que teve lugar em Arusha, Tanzânia.

A SARPCCO é um órgão do Comité Inter-Estatal de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e serve para promover, reforçar e perpetuar a cooperação e encorajar estratégias conjuntas para a gestão de todas as formas de crimes transfronteiriços com implicação sub-regional.

A ideia da fundação de uma organização regional aglutinadora das corporações policiais dos Estados membros da SADC surgiu a 23 de Setembro de 1994, durante um encontro de operativos em Mananga, reino de Swatili.

Na conferência dos chefes de Polícia, que teve lugar em Victoria Falls (Zimbabwe), em 1995, após ratificarem as decisões da Swatili (ex-Swazilândia), estes decidiram-se pela apresentação do projecto da criação do Bureau Sub-Regional da Interpool e o secretariado da SARPCCO.

Com efeito, em 02 de Agosto de 1995, os ministros de tutela aprovaram as resoluções e as recomendações do projecto tendentes à criação da Organização e Cooperação dos Chefes de Polícia da África Austral.

Estiveram na base da fundação da SARPCCO onze países, designadamente Angola, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies