O país cabe aqui.

Policial Nacional prende traficantes internacionais

A polícia Nacional, deteve nos últimos três meses, oito cidadãos sul-africanos que transportavam drogas, vindos do Brasil, com trânsito na capital do país, Luanda, com destino ao seu país de origem.

As substâncias foram ingeridas e transportadas em bagagens pelos referidos cidadãos que tinham como destino o país de origem, a África do Sul, o foco principal de consumo dessas substâncias.

Os traficantes, principalmente as mulas, têm utilizado várias rotas e Luanda tem sido uma delas e com alguma frequência, informou nesta quarta-feira, em Luanda, o director-geral do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Eugénio Alexandre.

Fez saber que a corporação angolana tem trocado informações permanentes com as congéneres sul-africana e brasileira, com o fim de suster actividades do género, deter ou responsabilizar criminalmente as pessoas visadas.

As autoridades policiais não estão satisfeitas com a simples detenção das mulas, o objectivo é chegar aos barões do negócio.

“Estamos em presença de um crime transnacional e, como tal, exige engajamento de todos os países e aqui a cooperação é muito importante e tem sido fluida”, declarou o responsável do SIC, órgão afecto ao Ministério do Interior.

Lembrou, ainda, que os 400 quilogramas de drogas apreendidos recentemente pela Polícia Nacional, no Porto de Luanda, eram provenientes do Brasil e tinham como destino Marrocos.

Aclarou que trabalham com profundidade com a polícia brasileira, marroquina e outras, para a obtenção de outras informações relevantes em relação ao caso.

O oficial comissário falava à imprensa à margem da reunião dos órgãos técnicos do subcomité de chefes de polícia do comité inter-estatal de Defesa e Segurança da SADC, que antecede a reunião anual do órgão, que se realiza na sexta-feira.

O subcomité permanente da SARPCCO está analisar a cooperação e troca de informações entre os países membros da região da SADC, para o combate às várias ilicitudes, nomeadamente o crime organizado, tráfico de seres humanos, crimes cibernéticos, entre outros.

O responsável do SIC considera positiva a cooperação, sendo que, anualmente, para além da troca de informações, as polícias das SADC realizam operações conjuntas, que tem permitido a apreensão de vários artigos roubados ou furtados nos países membros.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies