O país cabe aqui.

Pirâmides do Egipto: Mistérios e descobertas sobre as construções

Cientistas de todo o mundo, juntaram pistas sobre a forma como as pirâmides do Egito foram construídas, e ao longo das últimas duas décadas, novas descobertas e estudos permitiram aos pesquisadores formar uma imagem mais clara dessas construções.

Reza a história, que a primeira e maior pirâmide de Gizé foi construída pelo faraó Khufu ou Quéops, sua pirâmide, que possui hoje 138 metros de altura, é conhecida como “Grande Pirâmide” e foi considerada uma das Maravilhas do Mundo por escritores antigos.

A pirâmide de Khafre (Quéfren) é um pouco menor que a de Khufu, mas foi criada em terrenos mais altos e muitos estudiosos acreditam que a Esfinge, que fica perto da pirâmide de Quéfren, foi construída por ele mesmo, o terceiro faraó que construiu uma pirâmide de Gizé foi Miquerinos, que optou por uma estrutura menor, com apenas 65 metros de altura.

Segundo o arqueólogo Sir Flinders Petrie, as pirâmides se originaram dos “mastaba”,  túmulos que estavam sendo construídos no Egito à mais de 5.000 anos. Um grande avanço ocorreu durante o reinado do faraó Djoser ou Zhoser, seu túmulo mastaba, em Sacará, começou como um aposento retangular simples antes de ser desenvolvido em uma pirâmide de degraus de seis camadas com túneis subterrâneos e câmaras.

Outro avanço aconteceu durante o reinado do faraó Snefru ou Seneferu, que construiu três pirâmides, ao invés de construir as estruturas com degraus, Snefru desenvolveu um método de arquitetura lisa, uma das pirâmides que os arquitetos da Snefru construíram em Dahshur é hoje conhecida como a “pirâmide curvada”, em uma parte, as arestas da construção não são totalmente retas, formando um aspecto arredondado, ao qual os Eruditos consideram uma falha do projeto.

De acordo com uma equipe de físicos da Universidade de Amsterdão, os egípcios usavam grandes trenós para mover as pedras, a areia era molhada com água, para que fosse puxada com mais facilidade, “o que acontece é que ao molhar a areia do deserto egípcio a fricção é reduzida, isto significa que precisava-se apenas de metade das pessoas para puxar um trenó em comparação com areia seca”, explicou Daniel Bonn, professor de física na Universidade de Amsterdã e principal autor do estudo.

A maioria dos egiptólogos afirma que, quando as pedras chegaram às pirâmides, era usado um sistema de rampas para transportar as pedras para cima, no entanto, eles estão incertos sobre como essas rampas foram criadas. Trabalhadores da construção teriam usado blocos de uma pedreira situada ao sul-sudeste da pirâmide de Miquerinos para construir a estrutura, mas não está claro qual pedreira foi usada para a pirâmide de Khafre.

Cada uma das pirâmides de Gizé foi decorada com um invólucro liso feito de pedra calcária, quando estavam quase completas, este material permanece até hoje na estrutura e tem sido re-utilizado em outros projetos de construção no Egito ao longo dos milênios.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies