O país cabe aqui.

PCA da Huawei “Angola tem muito espaço para melhorar”

Em Luanda, nos escritórios angolanos da Huawei, uma das maiores empresas de tele- comunicações do mundo, tenta-se esquecer a guerra comercial ditada pelos EUA e Reino Unido e animar a visão sobre Angola, enquanto a Covid-19 se encarrega de esti- lhaçar os restantes planos e sonhos geracionais de curto prazo. É a gestão possível em períodos de instabilidade.

Com mais de 20 anos de presença oficial no país e 1300 postos de trabalho directos, a Huawei Angola apresentou um novo CEO (ou “Chief Exe- cutive Officer”, no acrónimo em Inglês, equivalente a PCA – presidente do Conselho de Administração), Chu Xiaoxin, em Abril.

“Em todo o mundo, o novo coronavírus obrigou as pes- soas a repensar o seu estilo de vida. Isto vai realçar ainda mais a importância da conectividade” e dos serviços de te- lecomunicações, acredita o gestor de nacionalidade chi- nesa em conversa com o Jornal de Angola.

A entrevista com Chu Xiao- xin aconteceu por vídeocon- ferência, com a utilização de uma plataforma virtual que se projectou internacional- mente com a pandemia e com a necessidade de desenvolver novas formas de comunicação e de trabalho remoto.

Empresas que sempre foram extremamente zelosas com a presença dos trabalhadores em ambiente de escritório mudaram de opinião e de método de trabalho em poucos dias. A necessidade é quase sempre mais forte e mais ágil do que as convicções.

Chu Xiaoxin, nascido em 1986, formado na Universidade de Nanjing em Ciências da Computação, apresentou-se de forma profissional e a con- versa seguiu pelos caminhos previamente anunciados.

O gestor revelou que ainda não conhece bem o país, mas manifestou-se “surpreendido pela positiva” com as infra-estruturas que encon- trou na capital.

Mesmo assim, lembra que Angola ainda está distante da penetração dos serviços móveis que se verifica nou- tros países africanos, como a Nigéria, Quénia, Ghana e África do Sul.

“O mercado das Tecnolo- gias da Informação e Comu- nicação (TIC) em Angola ainda é mais lento do que nos países vizinhos”, frisa Xiaoxin.

Segundo os dados do Ins- tituto Angolano das Comu- nicações (INACOM), regulador do sector das TIC, a taxa de penetração móvel estava nos 49 por cento da população até ao fim de 2019.

Na Nigéria, Quénia, Ghana e África do Sul, a penetração móvel ultrapassa os 80 por cento. Esta realidade não é alheia à dificuldade em investir no país, sobretudo nos sectores mais rentáveis, onde existem competidores nacionais já esta- belecidos e com fortes relações privilegiadas com decisores políticos e reguladores.

“Angola tem muito espaço para melhorar”, considera Chu Xiaoxin, que fala no estilo de quem alerta para uma oportunidade de negócio e desenvolvimento económico.

Para acompanhar a passada dos principais mercados afri- canos de telecomunicações, é necessário investir em infra- estruturas, melhorar o am- biente empresarial e a regu- lação do sector, ainda muito dependente do Governo.
“Desde os anos 2000 que Angola tem construído acti- vamente a infra-estrutura de telecomunicações”, considera o gestor, mas são necessários mais esforços, “para acelerar o desenvolvimento” das TIC.

“Vamos tomar o número de estações-base sem fios como um exemplo: em Angola, cada 11 mil utiliza- dores tem acesso a uma esta- ção-base. No Quénia, são 3.000 pessoas por estação- base. Na África do Sul, uma estação-base serve 1.500 pes- soas. Além disso, só 68 por cento da população angolana beneficia de rádio cobertura, o que significa que mais de um terço dos angolanos vive em áreas sem qualquer rede”, explica Chu Xiaoxin.

A concentração de utili- zadores em estações-base sem fios resulta em acessos mais lentos e menor conec- tividade: resulta em pior ser- viço, no fundo, e potencial- mente mais caro.

A entrada de novos ope- radores de telecomunicações nos próximos meses pode ter algum impacto nas infra- estruturas do sector – o quarto operador, Africell, pretende iniciar nos próximos meses, enquanto a Angola Telecom mantém em aberta a possi- bilidade de utilizar a terceira licença que lhe foi atribuída.

“Em primeiro lugar, os novos operadores vão cons- truir infra-estruturas, como estações-base sem fios e redes ópticas, que vão promover o desenvolvimento do mer- cado de comunicações mó- veis. Em segundo lugar, a chegada de novos operadores fornece aos usuários maior capacidade de escolha e ser- viços diversificados”, disse Chu Xiaoxin.

5G: Guerra comercial ou espionagem?

Nos planos da Huawei Angola mantém-se a inauguração (pre- vista para 2021), em Luanda, de um centro de inovação avaliado em 60 milhões de dólares.

O centro vai fazer parte das instalações da empresa em Angola, que ainda incluem um centro de formação e certificação profissional (depois de ter for- mado 68 pessoas em 2019, pre- vêem-se mais 300 angolanos certificados pela Huawei em 2020) e um centro de experiên- cias, onde são divulgadas as novas tecnologias, produtos e soluções disponíveis.

A actividade principal em Angola, no entanto, está focada nos serviços de conectividade, venda de telemóveis e na insta- lação e gestão de redes de tele- comunicações (de fibra óptica, por exemplo).

Internacionalmente, a com- panhia chinesa também é bas- tante relevante na distribuição de componentes (chips e outras peças similares). Os seus prin- cipais clientes são os opera- dores de telefonia móvel do país, o que significa que o trá- fego de chamadas e de Internet dependem, em larga medida, de infra-estruturas montadas pela Huawei.

Não é assim apenas em An- gola. A multinacional fornece 45 dos 50 maiores operadores de telefonia móvel do mundo, cenário que pode mudar radi- calmente com as sanções apli- cadas pelos EUA.

Também fornece o mesmo tipo de serviços ao sector empresarial e governamental, como na produção e distribuição de energia, transportes (gestão de aeroportos e ferrovias) e gover- nação electrónica.

Pressão dos EUA

Mas para lá dos negócios em Angola, a Huawei enfrenta uma pressão tão forte dos EUA e Reino Unido que depois deve alastrar-se aos países aliados, que pode comprometer grande parte da trajectória ven- cedora da empresa chinesa, sobretudo nos mercados mais desenvolvidos e ricos.

No limite, o cerco que está a ser montado pode impedir, por exemplo, o acesso dos aparelhos da marca Huawei a aplicações como facebook ou whatsapp, entre outras dificuldades.

Uma decisão deste género colocaria em risco todo o mo- delo de negócio da multina- cional chinesa, que apresen- tou uma facturação de cerca de 65 mil milhões de dólares apenas nos primeiros seis meses de 2020.

A Huawei é, neste momento, a marca de telemóveis mais vendida no mundo, à frente da Samsung (Coreia do Sul) e da Nokia (Finlândia). Só que o Governo de Donald Trump parece não querer saber dos futuros impactos internos e externos da exclusão da Huawei das redes de última geração, também conhecidas por 5G.

Esta tecnologia vai expandir e melhorar os serviços desti- nados aos carros autónomos, robôs, cirurgias remotas e outras aplicações modernas.

O potencial é incrível. Mas são tecnologias ainda mais invasivas, que necessitam de aceder a mais informação pes- soal ou privada, com relevantes impactos de segurança que devem ser considerados.

Com presença em África desde 1998, a Huawei defende que a utilização e o acesso a dados pessoais e informações privadas deve ser analisado por via da regulação e do cum- primento das leis.

“Todo o sector (operadores, governos,reguladores,utilizadores) tem responsabilidades nesta questão”, disse Chu Xiaoxin.

“Mas, neste momento, temos de continuar a servir os nossos clientes. É o foco da Huawei. Al- gumas coisas não dependem só de nós e da nossa vontade. Desde o ano passado que sentimos a pressão a aumentar, mas deve- mos estar focados apenas em criar valor para os nossos clientes”, acredita o líder da multinacional chinesa em Angola.
Outra questão que os detrac- tores das empresas tecnoló- gicas chinesas colocam em cima da mesa, relacionada com as dúvidas sobre a segurança dos dados e com a possível espio- nagem política e comercial, está relacionada com a sua gestão e propriedade.

Os EUA acusam abertamente a Huawei de ser controlada pelas altas estruturas militares e políticas da China. Oficial- mente, no entanto, é uma com- panhia privada inteiramente detida pelos seus empregados, por via das organizações sin- dicais (104 mil 572 trabalhadores possuem acções da empresa). O fundador, Ren Zhengfei, man- tém-se com 1,04 por cento do capital social.

Apesar de auto-denominar as suas regras de governação corporativa como “sólidas e eficazes” e de trabalhar com auditores independentes (a KPMG, no caso), para conduzir auditorias financeiras e divulgar relatórios anuais, a ligação aos sindicatos num regime de forte vigilância social, praticamente sem liberdade política, de asso- ciação e de expressão, sugere que a relação com o Governo chi- nês é realmente próxima.

“O ambiente externo e as modificações macroeconómicas terão, indubitavelmente, um impacto na nossa actividade”, reconhece Chi Xiaoxin.

Contudo, acredita que a situa- ção “é manejável” em Angola por várias razões, sobretudo, pela necessidade de transfor- mação tecnológica que o país enfrenta e pelo conhecimento que a empresa acumulou sobre o mercado nacional. A Huawei nega todas as acusações de espio- nagem e diz que se trata, na ver- dade, de uma guerra comercial.

Os EUA, se pensarmos em Edward Snowden, só para citar um exemplo, e nas suas reve- lações (denunciou a existência de programas massivos de vigi- lância online dos cidadãos em geral, dirigidos pelos serviços secretos), também se encontram numa posição delicada.

No fundo, são tácticas anti- gas. Afastar para manter o poder. Deslegitimar para menospre- zar. Os atingidos também pro- curam reverter a tendência, lutam, esbracejam, tentam con- tornar. O mundo segue, agar- rado ao inevitável telemóvel e, agora, ao pegajoso álcool- gel. Há vírus assim.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies