O país cabe aqui.

Parteiras tradicionais de Angola aprimoram conhecimentos no Bengo

Um total de cinquenta e seis mulheres parteiras tradicionais da comuna da Barra do Dande, província do Bengo, estão a actualizar as suas técnicas para melhorar o atendimento as mulheres grávidas.

A acção formativa, com duração de seis dias, é promovida pelo Gabinete Provincial de Acção Social, Família e Igualdade do Género e nela os participantes estão a aperfeiçoar os conhecimentos sobre o perfil da parteira tradicional, comunicação interpessoal, a mulher grávida, cuidados na gravidez, na higiene e no pós-parto, por forma diminuir os maiores riscos nas comunidades.

Sinais de perigo na gravidez, as infecções sexualmente transmissíveis, planeamento familiar, vacinação da mãe e da criança, aleitamento materno, bem como alimentação serão ainda abordados no seminário que visa a melhoria do serviço prestado pelas parteiras tradicionais nas diversas comunidades.

Em declarações à Angop, o chefe do Departamento da Família, Igualdade de Género, Francisco André de Sousa, destacou a importância da acção formativa de parteiras tradicionais junto das comunidades.

Frisou que a instituição vai continuar a apostar na formação, treinamento e reciclagem de parteiras tradicionais em todos os municípios da província, contando com os parceiros sociais.

O responsável apelou as participantes, no sentido de absorverem no máximo os conhecimentos que estão a ser transmitidos para melhor desempenhar a sua actividade no atendimento a mulher grávida, assim como na assistência ao parto.

O seminário enquadra-se no programa da campanha dos 16 Dias de Activismo Contra Violência no Género, a decorrer de 25 a 10 de Dezembro deste ano.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies