O país cabe aqui.

Parlamento do Sudão do Sul prorroga mandato de Salva Kiir

O Parlamento do Sudão do Sul, votou hoje, em Juba, capital daquele país, a prorrogação do mandato do presidente Salva Kiir, até 2021, na impossibilidade de se realizar este ano as eleições presidenciais.

Na opinião de alguns analistas, esta medida pode afectar as conversações de paz em curso destinadas a pôr fim os quase cinco anos de guerra civil no país.

Kiir está no poder desde a independência do Sudão do Sul em 2011, e devido a eclosão do conflito armado em 2013, as eleições de 2015, não foram realizadas. No mês passado, o mandatário assinou um acordo com seu principal rival, Riek Machar, no qual ambos concordaram em decretar um cessar-fogo permanente, e prometeu a este último, que retomaria seu posto de primeiro vice-presidente do país.

A guerra civil que eclodiu devido a rivalidade existente entre os dois políticos, deixou dezenas de milhares de mortos, para além de milhões de deslocados.

O acordo que ambos assinaram recentemente em Entebbe, Uganda, pode marcar um passo nos novos esforços mediados por alguns estadistas da região para trazer a paz e uma divisão do poder entre as duas facções , com vista a pôr fim a guerra civil.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies