Palanquinhas na história do desporto Nacional

Por: Ivanine Silva

Os Palanquinhas, denominação oficial da Selecção angolana de futebol em Sub-17, entraram para a história do desporto nacional, ao qualificarem-se para a fase a eliminar do mundial desta categoria que decorre desde o dia 26 do mês em curso, no Brasil.

Com duas victórias nos dois primeiros jogos e com 6 pontos somados, a Selecção de Sub-17 tornou-se na primeira equipa nacional de Angola a conseguir duas victórias a fase de grupos de um Mundial de Futebol, juntando todas as categorias da prova organizada pela FIFA e igualou a selecção de Sub-20 ao passar a fase de grupos.

Em 2001, Angola esteve pela primeira vez num Mundial de futebol, com a Selecção de Sub-20, orientada por Luís Oliveira Gonçalves, a equipa formada por nomes como Akwá, Gilberto, Mantorras, Lamá e vários outros que marcaram época no desporto nacional, tingiram os oitavos de final mas, caíram aos pés da Holanda naquela fase.

Cinco anos mais tarde, em 2006, a Selecção principal (sénior) de Angola, chegava também ao Mundial de Futebol da FIFA, também comandada por Oliveira Gonçalves, os Palancas Negras ficaram-se pela fase de grupos no Mundial da Alemanha, com dois empates e uma derota.

Desta vez, os Sub-17 comandados por Pedro Gonçalves e liderados dentro das quatro linhas por Zito Luvumbo e Capita, escreveram os seus nomes na história do desporto nacional, na primeira participação de uma selecção Sub-17 num Mundial de futebol, com a passagem aos oitavos de final do mundial.

A Selecção angolana de Sub-17, vai tentar fazer o pleno de victórias, quando defrontarem o anfitrião Brasil, para a última jornada do grupo A, que para além destas duas tem também o Canadá e a Nova Zelândia.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies