Palanquinhas na história do desporto Nacional

0
Foto: DR
Upper Digital Marketing
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Por: Ivanine Silva

Os Palanquinhas, denominação oficial da Selecção angolana de futebol em Sub-17, entraram para a história do desporto nacional, ao qualificarem-se para a fase a eliminar do mundial desta categoria que decorre desde o dia 26 do mês em curso, no Brasil.

Com duas victórias nos dois primeiros jogos e com 6 pontos somados, a Selecção de Sub-17 tornou-se na primeira equipa nacional de Angola a conseguir duas victórias a fase de grupos de um Mundial de Futebol, juntando todas as categorias da prova organizada pela FIFA e igualou a selecção de Sub-20 ao passar a fase de grupos.

Em 2001, Angola esteve pela primeira vez num Mundial de futebol, com a Selecção de Sub-20, orientada por Luís Oliveira Gonçalves, a equipa formada por nomes como Akwá, Gilberto, Mantorras, Lamá e vários outros que marcaram época no desporto nacional, tingiram os oitavos de final mas, caíram aos pés da Holanda naquela fase.

Cinco anos mais tarde, em 2006, a Selecção principal (sénior) de Angola, chegava também ao Mundial de Futebol da FIFA, também comandada por Oliveira Gonçalves, os Palancas Negras ficaram-se pela fase de grupos no Mundial da Alemanha, com dois empates e uma derota.

Desta vez, os Sub-17 comandados por Pedro Gonçalves e liderados dentro das quatro linhas por Zito Luvumbo e Capita, escreveram os seus nomes na história do desporto nacional, na primeira participação de uma selecção Sub-17 num Mundial de futebol, com a passagem aos oitavos de final do mundial.

A Selecção angolana de Sub-17, vai tentar fazer o pleno de victórias, quando defrontarem o anfitrião Brasil, para a última jornada do grupo A, que para além destas duas tem também o Canadá e a Nova Zelândia.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor digite seu nome.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.