O país cabe aqui.

Pagamento de propinas vai abranger todos os estudantes do Ensino Superior em Angola

Redacção NA

Os estudantes do ensino superior público em Angola, do período regular (diurno), passarão a pagar a partir do ano académico de 2021, propinas mensais no valor de Mil e 900 Kwanzas, tal como os do período pós laboral, que já pagavam 15 mil Kwanzas.

Esta medida tornada pública nesta sexta-feira, pela Lusa, consta da nova tabela de emolumentos publicada em Decreto Presidencial n.º124/20, de 04 de Maio, que aprova o Regulamento sobre Propinas, Taxas e Emolumentos nas Instituições Públicas de Ensino Superior.

De acordo com o documento, a cobrança e o pagamento de propinas e emolumentos têm como objectivo a obtenção de recursos financeiros que concorrem para uma prestação de serviços de qualidade no ensino, investigação científica e extensão universitária.

Além desta medida, o documento determina igualmente a alteração de outros preços, como é o caso do preço do certificado de licenciatura ou bacharelato passa de 2 mil para 12 mil kwanzas, o diploma de licenciatura passa de 4 mil para 20 mil kwanzas e o canudo oficial 10 mil kwanzas.

A inscrição ao exame de acesso, passará a ser paga por 5 mil Kwanzas e para matrícula e inscrição no ano lectivo, serão pagos 4 mil Kwanzas.

Enquadram-se também na lista de emolumentos a serem pagos, o cartão de estudante que passará a custar 2 mil kwanzas, o exame de recurso 5 mil kwanzas, declaração sem notas 3 mil kwanzas e declaração com notas 5.000 kwanzas.

De acordo com o regulamento, nas instituições públicas de ensino superior, o pagamento das propinas pode ser efectuado na sua totalidade no início do ano académico numa única prestação, ou em várias parcelas, não superiores a 10 prestações mensais.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies