O país cabe aqui.

Padre manifesta mistura de sentimentos pela não reabertura de igrejas em Luanda e Cuanza-Norte

Por: Nambi Wanderley

O Padre José Esteves, Pároco da Paroquia de São Marcos, em Luanda, manifestou, em entrevista ao Notícias de Angola, nesta sexta-feira (26), que recebeu a notícia da não reabertura das igrejas em Luanda e Cuanza-Norte, com uma mistura de sentimentos.

De acordo com o padre, a notícia vinda da Ministra da Saúde e Porta-voz da Comissão Multissectorial, Sílvia Lutucuta, sobre o adiamento da reabertura das igrejas em Luanda e Cuanza-Norte, foi recebida com um sentimento de “alívio e frustração ao mesmo tempo, depois de ter posto força e empenho nalguma coisa e de repente tudo ter fracassado, uma vez que já tinha-se tudo preparado”.

Entre as medidas para o retorno aos cultos, o líder apontou que a paroquia que comanda adoptaria o uso de termómetros para medição da temperatura aos fiéis, pulverizador para higienização dos espaços e a dispositivos para a higienização das mãos.

A paróquia que tem uma lotação de mais de 300 pessoas, reduziu o espaço para 110 fiéis a contar com o distanciamento social e deste forma multiplicar as celebrações para que pudessem congregar maior de número de pessoas participantes nas missas. Aos domingos seriam celebradas quatro missas evitando assim as grandes aglomerações de pessoas. Apenas cinco pessoas do acolhimento e os escuteiros estariam de pé e o resto sentada para maior controle cumprimento das medidas recomendadas.

“Temos que ter todos os cuidados, pensar não só em nós, mas nos outros, porque este vírus nos obriga a estarmos muito unidos e ligados uns aos outros”, afirmou.

O Padre, manifestou que continua expectante quanto ao fim da pandemia, espera que passe o mais rapidamente ou que aprendamos a conviver com a covid-19 sem alarmes, sem esquecer da prudência exigida.

Padre José Esteves nasceu em Beja, Portugal, foi ordenado a sacerdote no ano de 1996, chegou a Angola dois anos depois, onde esteve como pároco na Paróquia de Nossa Senhora da Ilha do Cabo até 2004. Em 2008 foi nomeado Administrador Paroquial da Sé Catedral de Luanda, desde o mesmo ano, é pároco da paroquia de São Marcos, Morro Bento.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies