Os doze anos da qualificação dos Palancas Negras ao Mundial recorda-se hoje

Sempre que o calendário vira a página e marca 8 de Outubro, os angolanos exultam com a memorável qualificação inédita ao campeonato do mundo de futebol (Alemanha2006).

Um golo do “capitão” da selecção nacional Maieco “Akwá”, no longínquo ano de 2005, garantiu o apuramento com vitória (1-0) sobre o Rwanda, em Kigali.

Foram precisos 84 minutos para os Palancas Negras virarem “o jogo” no qual a Nigéria noutro estádio estava em vantagem. Foi então que Ze Kalanga que executou um cruzamento que encontrou a cabeça do “camisola 10” no coração da área adversária.

A primeira volta da campanha para a qualificação, sob liderança do técnico angolano Oliveira Gonçalves – que em 2001 conduzira o país, pela primeira vez, a um campeonato do mundo (sub-20), na Argentina, começou muito promissor.

Um empate nulo em casa da forte Argélia Argélia, seguindo-se o triunfo em casa sobre a temível Nigéria (1-0), com golo de Akwá, a passe de Zé Kalanga.

O empate a dois golos com o Gabão, em Libreville, e a vitória na recepção ao Rwanda e Zimbabwe (ambos por 1-0) reforçaram a esperança dos Palancas Negras, que concretizaram no segundo turno da competição.

Na segunda volta, os angolanos viajaram a Harare e baquearam ante os zimbabueanos (0-2), tendo se redimido na Cidadela diante da Argélia (2-1). Seguiu-se empate a uma bola diante da Nigéria, onde Figueiredo foi o herói do jogo ao apontar o golo da igualdade.

Motivados com a igualdade extra-muros com as “Super-Águias”, Angola venceu a seguir o Gabão por 3-0, em casa, e foi então a Kigali, no histórico 8 de Outubro “carimbar” o passaporte para “Alemanha’2006”.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies