O país cabe aqui.

ONU pede aplicação imediata do cessar fogo na Síria

A resolução da ONU sobre uma trégua de 30 dias na Síria deve ser aplicada “imediatamente”, afirmou nesta segunda-feira (26) António Guterres, secretário-geral da ONU.

“Espero que esta resolução seja aplicada imediatamente para tornar possível prestar imediatamente ajuda e serviços humanitários”, declarou Guterres, ao comentar o texto aprovado no sábado pelo Conselho de Segurança.

“As resoluções do Conselho de Segurança só têm sentido se são efetivamente aplicadas”, completou.

“Ghuta Oriental, em particular, não pode esperar. Já é hora de acabar com este inferno”, insistiu.

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Federica Mogherini, também defendeu a aplicação imediata da trégua de 30 dias na Síria para permitir a entrega de ajuda humanitária e as retiradas médicas.

“A resolução foi um primeiro passo necessário e promissor, mas deve ser imediatamente implementada”, disse Mogherini.

As forças do regime de Bashar Al-Assad iniciaram em 18 de fevereiro uma intensa campanha aérea contra Ghuta Oriental, prelúdio segundo a imprensa estatal síria de uma ofensiva terrestre para reconquistar este território de 100 quilômetros quadrados, que fica próximo a Damasco.

A campanha do regime, apoiado militarmente por Moscou, tem uma grande violência, inclusive para um país devastado desde 2011 por um conflito que deixou 340.000 mortos.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies