O país cabe aqui.

Oficiais de justiça voltam ao trabalho após 5 dias de greve

Enchentes e forte procura de serviços, por parte dos cidadãos, foi o cenário vivido nos postos de emissão de Bilhetes de Identidade, cartórios, nas conservatórias e nos serviços notariais, após o regresso dos oficiais de justiça, ao trabalho nesta segunda-feira (4), depois de cinco dias de greve.

Na província de Luanda, centenas de cidadãos saíram em busca desses serviços, desde as primeiras horas da manhã, e foram atendidos sem constrangimentos de realce.

Esse cenário foi registado no 1º Cartório Notarial, onde o trabalho decorreu com normalidade, de acordo com o notário-adjunto Sebastião Bamba Domingos.

O responsável informou que, no período da manhã, fizeram atendimento de casos pontuais.

Naquele local, o estudante Roque Vela disse ter reconhecido o seu certificado de forma rápida.

Já na 1ª Conservatória do Registo Civil de Luanda, segundo a conservadora Ester dos Santos, os trabalhos decorreram com regularidade, com a presença de todos os funcionários.

O professor Daniel Ferreira disse ter tirado a sua certidão de casamento sem constrangimentos, e lamentou os efeitos da greve.

Entretanto, o administrador e chefe interino do sistema do posto de identificação do Sambizanga 1, Avenida Comandante Valódia, Luís Domingos, disse terem registado um ambiente calmo.

De acordo com o funcionário público Fernando Carlos, que recebeu o seu Bilhete de Identidade naquele posto, o atendimento foi rápido e satisfatório.

O mesmo cenário foi registado nos serviços de notariado da loja de registos de Ondjiva e na delegação da Justiça na província do Cunene.

O delegado da Justiça no Cunene, Gabriel Ndemupomito, informou que todos os serviços (tribunais, conservatória, cartórios, notariado e postos de identificação civil) estão em pleno funcionamento.

Disse que o sector criou uma estratégia de atendimento rápido ao utente, sobretudo na área de conservatória, para facilitar o processo de reconhecimento e autenticação das fotocópias de certificados e outros documentos

A greve decorreu de 28 de Maio a 1 de Junho, em todo o país, por falta de consenso com o Executivo em relação ao caderno reinvindicativo de 11 pontos, apresentado ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, em 2014.

A paralisação abrangeu os serviços de emissão de certidões de nascimento, Bilhetes de Identidade, cédulas pessoais, soltura de réus e outros serviços. Apenas excluiu a emissão de certidões de óbitos e a realização de casamentos previamente marcados.

O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA) deu uma moratória de 90 dias, para o Executivo atender as questões do seu caderno reivindicativo de 11 pontos, findo os quais ameaça voltar à greve, a 29 de Agosto, e uma paralisação de todos os serviços.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies