O país cabe aqui.

Novo líder da CASA-CE promete reestruturação da força política

O novo presidente da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA- CE), André Mendes de Carvalho, apontou como prioridade da sua liderança a reestruturação da força política, criada em 2012.

André Mendes de Carvalho reafirmou essa meta, após ter sido empossado como presidente da CASA-CE, pelo coordenador para os Assuntos  Políticos e Revitalização da coligação, Manuel Fernandes.

O novo presidente da terceira maior força política do país, depois do MPLA e da UNITA, traçou como prioridades, a médio prazo, a participação da coligação nas eleições gerais de 2022.

Quanto às eleições autárquicas, marcadas para o próximo ano, o político afirmou que a coligação poderá declinar a participação, por entender não dispor de tempo suficiente para auto organizar-se, tendo em vista esse desafio.

André Mendes de Carvalho, que substitui no cargo Abel Chivukuvuku, defendeu a implementação das autarquias em todo território nacional.

A ideia da transformação da coligação, disse, em partido político deverá ser um objectivo a prosseguir quando a grande maioria dos partidos políticos integrantes estiverem preparados e assim decidirem.

“ Tudo deverá passar por um processo de esclarecimento, construção, ampliação de confiança mútua e compreensão. A transformação tem que ser um acto voluntário”, frisou o novo líder da CASA-CE.

André Mendes de Carvalho reconheceu a figura do primeiro presidente Abel Chivukuvuku na criação desta força política.

Em Fevereiro,  os líderes dos partidos políticos integrantes da CASA-CE decidiram afastar o anterior presidente, Abel Chivukuku, por alegada “quebra de confiança”. Em substituição foi indicado André Mendes de Carvalho.

A CASA-CE é uma coligação eleitoral idealizada em 2012 por Abel Chivikuvuku. Além de seis partidos, a força política é composta também por um grupo de políticos sem partido, entre eles o próprio André Mendes de Carvalho e Abel Chivukuvuku.

Recentemente, o Tribunal Constitucional (TC) deliberou que “ independentes” não podem fazer parte da CASA-CE, pois esta é uma coligação de partidos e não de individualidades”.

Angop

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies