Novo herói mundial será brindado com nacionalidade francesa

O jovem maliano, de 22 anos, Mamoudou Gassama, que reside em França em situação ilegal, escalou em poucos segundos quatro andares de um prédio em Paris, para salvar um menino de 4 anos, no último fim de semana, receberá a nacionalidade francesa, anunciou o presidente da França, Emmanuel Macron.

“Todos os papéis vão ser regularizados”, disse Macron durante uma conversa com o jovem maliano, divulgada em sua página no Facebook.

O presidente também lhe propôs iniciar os trâmites para obter a nacionalidade francesa, o que Gassama aceitou.

O jovem maliano foi aclamado como um “herói” na França depois que um vídeo, visto por milhões de pessoas nas redes sociais, mostrou-o escalando quatro andares de um prédio, após ver uma criança em perigo, pendurada no vazio.

“Não pensei em nada, pensei em salvá-lo e, graças a Deus, o salvei”, afirmou o jovem, que chegou a França em Setembro de 2017.

“É uma acção excepcional, um acto de heroísmo. Eu queria poder tomar uma decisão excepcional com você”, afirmou o presidente a Gassama visivelmente emocionado.

Macron explicou que esta é uma excepção, pois como um migrante que não é demandante de asilo não deveria ter a situação regularizada.

“Não podemos dar (a documentação) a todos os que vêm do Mali, de Burkina (Faso). Quando estão em perigo recebem asilo, mas não por razões económicas”, disse. “Mas no que o envolve, você fez algo excepcional. Embora não tenha pensado, foi um acto de coragem e de força que merece a admiração de todos”, salientou o presidente.

Mamoudou Gassama, que se unirá ao serviço cívico dos bombeiros, não escondeu a emoção, e disse,”É a primeira vez que recebo um troféu como este”, disse, em referência ao diploma e à medalha que recebeu por um “acto de coragem e abnegação” que recompensa “toda pessoa que, em perigo de vida, socorre uma ou várias pessoas em perigo de morte”.

O facto aconteceu às 20 horas de sábado no norte de Paris. Os bombeiros foram alertados pelos pedestres sobre um menino que estava pendurado no quarto andar, e quando os bombeiros chegaram ao local, descobriram que o pequeno já havia sido resgatado.

O vídeo mostra Gassama escalando uma fachada, a qual ele consegue subir habilmente de varanda em varanda, enquanto um homem tentava sustentar a criança de uma sacada vizinha.

A impactante cena foi filmada pelos transeuntes que se aglomeraram na rua para acompanhar os acontecimentos, o vídeo viralizou rapidamente nas redes sociais e, na noite de domingo, já tinha quatro milhões de acessos.

De acordo com os primeiros elementos da investigação, o garoto estava sozinho na varanda, na ausência dos pais, e depois do ocorrido, o pai do menino, foi colocado em prisão preventiva por ter deixado o filho sem vigilância.

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais

Política de Privacidade e Cookies