O país cabe aqui.

Norberto Garcia cumpre pena em nova residência

O ex-director da Unidade Técnica para o Investimento Privado, Norberto Garcia, foi transferido, nessa quarta-feira, a seu pedido, para a sua residência no distrito urbano do Benfica, município de Belas, onde cumpre a pena de prisão domiciliar.

Norberto Garcia cumpria a pena de prisão domiciliar num apartamento no bairro Maculusso, desde 19 de Setembro último, aplicada pelo Tribunal Supremo, na sequência de uma acusação do Ministério Público.

O jurista, que já foi o porta-voz do MPLA, é um dos muitos dirigentes e ex-responsáveis de cargos públicos a contas com a justiça angolana, no quadro da política de Estado de combate à corrupçao, ao nepotismo, à impunidades e à bajulação.

Entre esses agentes públicos estao o ex-presidente do Fundo Soberanao de Angola, José Filomeno dos  Santos, e o ex-ministro dos transporte, Agusto Tomás, detidos na Cadeia Prisão Sao Paulo, onde se regista um forte movimento nos últimos dias.

Vários familiares e amigos dos arguidos estiveram nesta quarta-feira,  na Cadeia Prisão São Paulo, para oferecer consolo, e falaram segundo uma reportagem publicada pela agência Angop.

A PGR informa que, da prova recolhida nos autos, resultam indícios suficientes de que os dois arguidos incorreram na prática dos crimes avançados, e sublinha que a instrução do processo prossegue os seus trâmites com carácter secreto.

Além do processo referente a actos de gestão do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos e Jean Claude Bastos de Morais respondem a outro processo referente à burla de USD 500.000.000, este último já remetido ao Tribunal Supremo.

Em causa está autorização de uma transferência de USD 500 milhões de Angola para o Reino Unido, como parte da criação de um avultado fundo de investimento estratégico para o país, na ordem dos 30 mil milhões de dólares.

O mesmo foi autorizado, à época, pelo então governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, igualmente acusado pela PGR.

A detenção surge depois de, na última sexta-feira, o Ministério Público ter acusado formalmente Filomeno dos Santos da prática de quatro crimes (associação criminosa, tráfico de influência, burla e branqueamento de capitais), alegadamente praticados enquanto presidente do Fundo Soberano de Angola, criado em 2012.

No mesmo dia, o ex-ministro dos Transportes, Augusto Tomás, exonerado em Junho pelo actual Presidente da República, João Lourenço, foi detido por suspeitas de peculato, corrupção e branqueamento de capitais, e por alegado envolvimento no desvio de dinheiro do Conselho Nacional de Carregadores, órgão sob tutela do seu ministério.

Além do ex-ministro, foi detido preventivamente Rui Manuel Moita, ex-director-geral adjunto para a Área Técnica do Conselho Nacional de Carregadores.

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies