O país cabe aqui.

Muniz Sodré considera Redes sociais como o grande vector da “cultura do ódio”

O jornalista e sociólogo brasileiro, Muniz de Araujo Sodré Cabral, considerou hoje em Luanda, (Angola) que as redes sociais constituem um dos grandes vectores da “cultura do ódio”, uma vez que a tecnologia dos media é uma forma dominante da consciência das pessoas e condutor de uma mutação antropológica.

O Sociólogo e docente da universidade do Rio de Janeiro fez essas considerações, no auditório da Faculdade de Ciências, durante uma palestra em que dissertou o tema “Redes Sociais: Liberdade de Expressão do Ódio”, avançando que as redes sociais estão a se configurar num lugar de ódio, onde qualquer assunto que se figura como contraditório num determinado debate é objecto de ódio.

Para si, o descontrolo da media electrónica pode causar estragos consideráveis, tanto na vida das pessoas como dos próprios Estados.

Quanto a essa realidade, o prelector dá como exemplo a situação brasileira que neste período eleitoral,  as autoridades são obrigadas a inquerir sobre o uso incorrecto das redes sociais, bem como são registadas várias agressões de pessoas prós e contra aos candidatos concorrentes que se manifestam nestas redes.

Segundo o professor, as redes ao mesmo tempo que ganharam o poder de disseminação da informação muito grande, levam a pessoa ao exagero para conseguir-se atingir determinados objectivos, facto que acaba por conduzir a uma “cultura de ódio”.

Neste contexto, Muniz Sodré recomenda ser necessário se afastar destas redes sociais e fortalecer os vínculos comunitários.

O palestrante realça que a intervenção da comunicação electrónica afecta a situação da percepção religiosa, uma vez que a mutação técnica leva  ao desaparecimento da sustentação moral da actual época que se vive.

Neste sentido, Muniz Sodré considera que as redes sociais não vêem dar um avanço a comunicação, mas sim um retrocesso, tendo em conta que as mesmas não aumentam a interacção entre as pessoas, uma vez que a mensagem não retroage, facilitando assim a mudança de posição.

A par disto, o professor considera que as redes sociais aumentam o ego das pessoas e reduz a capacidade de um bom ouvinte.

Considera ainda que o jornalismo pode ser educativo sem deixar de ter a sua verdadeira essência, onde não se baseia apenas pelo positivo, mas também o negativo.

O prelector reassaltou que o ódio assume o segundo lugar de consumo após as redes sociais, pois domina as relações psico-afectivas.

Este fenómeno, precisou, instalou-se desde a década de 60 como o vírus haters e vem tomando espaços galopantes.

“A tecnologia electrónica da media é uma forma dominante de consciência histórica de vector de mutação antropológica. Ela muda a forma de vida, do pensar das gerações que nascem com novas aptidões genealógicas, principalmente das crianças que passam a maior parte do tempo com telefones e jogos electrónicos”, disse.

Considerado mundialmente um dos maiores analista da comunicação, Sodré possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1964), mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação – Université de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1967) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e é Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ. Atualmente é Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Possui cerca de 30 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura.

 

 

Comentários estão encerrados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies